SP tem mais de mil alunos superdotados matriculados em escolas estaduais

Levantamento da Secretaria da Educação aponta que há, em 2015, 1.041 estudantes com altas habilidades e superdotação na rede de ensino

qua, 08/04/2015 - 20h21 | Do Portal do Governo

Um levantamento feito pela Secretaria da Educação mostra que há na rede estadual de ensino paulista 1.041 alunos com altas habilidades e superdotação. As características desses estudantes são demonstradas pelo potencial elevado em qualquer uma das áreas: intelectual, acadêmica, liderança, artes, psicomotora e esportiva, que podem aparecer de forma isolada ou combinada.

Segundo o estudo, 55% é do sexo masculino. Foi identificado também que o 1º ano do Ensino Médio é a série que mais concentra esta população: 272 jovens, o que indica ser a faixa-etária entre 14 e 15 anos a mais numerosa. Do total, 88 deles estudam em escolas de Ensino Integral.

Após a identificação desses alunos, as escolas recebem orientações para o encaminhamento adequado. Os estudantes podem receber enriquecimento curricular, por meio da inclusão de atividades, de projetos, de oficinas e de parcerias que contribuam para o desenvolvimento.

Outra estratégia é a formação de grupos de tutoria para estes alunos e, em casos comprovados por laudos, acordados com a família e definidos por avaliações pedagógicas, as crianças e jovens podem acelerar em até dois anos os estudos.

As escolas que identificam alunos com altas habilidades e superdotação também são orientadas a realizar atividades de acolhimento com os pais e responsáveis.

Do Portal do Governo do Estado