SP tem laço gigante no Dia Mundial de Luta contra a aids

Obelisco recebe pelo segundo ano consecutivo laço vermelho que simboliza a luta contra a doença

seg, 01/12/2008 - 13h04 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde vai comemorar em grande estilo o Dia Mundial de Luta contra a Aids nesta segunda-feira, 1º de dezembro. Pelo segundo ano consecutivo o laço vermelho, símbolo da luta contra a doença, foi fixado no Monumento do Soldado Constitucionalista de 32, mais conhecido como Obelisco do Ibirapuera.

O monumento foi enfeitado com 12 laços, três em cada lado do Obelisco. Para isso um tecido gigante imitando a imagem do Obelisco já com os laços cobriu o monumento, que mede 72 metros de altura.

Também hoje, a Secretaria irá priorizar ações de prevenção. A partir das 9h, idosos que passarem pelo Centro de Referência do Idoso da Zona Leste poderão esclarecer suas dúvidas sobre aids com profissionais do Centro de Referência em DST/AIDS. A Secretaria também disponibilizará os exames de testagem de HIV na hora.

A ação é uma parceria do CRI com o Programa Estadual de DTS/AIDS de São Paulo, ambos vinculados à Secretaria de Estado da Saúde. A atividade visa oferecer à população, em especial à mais vulnerável, diagnóstico e tratamento precoce da infecção pelo HIV/aids, o que refletirá em sua qualidade de vida e sobrevida.

Dados recentes mostram que o número de soropositivos cresceu entre pessoas com 50 anos ou mais no Estado de São Paulo. A partir de 1983, o percentual de infectados nesta faixa etária passou de 4% em 1983 para 15% em 2007. Entre os possíveis fatores que contribuíram para este quadro estão o aumento da expectativa de vida da população, recursos para melhorar o desempenho sexual e a reinserção social e cultural da população da terceira idade.

O CRI Leste fica na Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra nº 34 São Miguel Paulista.

Da Secretaria da Saúde