SP tem diversas opções para os amantes da aventura

Passaporte Azul sugere roteiros de mergulho em áreas protegidas do litoral paulista

qua, 09/09/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

A secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, lançou nesta quinta-feira, 10, o Passaporte Azul, com sugestões de roteiros de mergulho em áreas protegidas do litoral paulista. O lançamento foi realizado no estande da Pasta na Adventure Sports Fair. Maior acontecimento do segmento na América Latina,  o evento vai até domingo, 13, no Centro de Exposições Imigrantes. 

O Passaporte Azul deve repetir o sucesso do Passaporte para as Trilhas de São Paulo, que foi lançado há um ano. A equipe do Programa Trilhas de São Paulo, em parceria com associações de mergulho e pescadores, mapeou oito roteiros de mergulho em cinco áreas de proteção marinhas do Estado. Quem encarar a aventura vai conhecer 80 pontos de mergulho entre resquícios de naufrágios, rica fauna e flora, além de conviver com as comunidades caiçaras das regiões litorâneas. 

Trilhas de São Paulo 

Criado em agosto de 2008, o Programa Trilhas de São Paulo integra o Projeto Ambiental Estratégico de Ecoturismo, da secretaria do Meio Ambiente. O primeiro produto do Programa foi o Passaporte para as Trilhas de São Paulo, com 40 sugestões de trilhas nas Unidades de Conservação paulistas, classificadas em níveis de dificuldade baixo, médio e alto. As informações sobre cada trilha também estão no site www.trilhasdesaopaulo.sp.gov.br 

Com o Passaporte Azul, o Programa Trilhas de São Paulo apresenta os pontos de mergulho autônomos inseridos nas Áreas de Proteção Ambiental Marinhas (APAs) do litoral norte e centro, no Parque Estadual Marinho da Laje de Santos e no Largo dos Parques Estaduais da Ilha Anchieta, de Ilhabela e da Serra do Mar. Os roteiros propostos foram escolhidos para incentivar o conhecimento da vida marinha no Estado, da natureza ao redor e das tradições culturais das comunidades locais.

Cores e sabores 

A Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo também estará presente na Adventure Sportes Fair. Com o tema “Cores e Sabores do Estado de São Paulo”, serão apresentados no estande vários roteiros que incluem os circuitos das águas, litoral norte, Mantiqueira, serras e águas, Pólo Cuesta, Rota da Liberdade e Taypa de Pilão, entre outros. A Fundação Energia e Saneamento apresentará uma pequena mostra de seus museus da Energia situados nos municípios de Itú, Rio Claro, Jundiaí, Salesópolis e São Paulo. 

Os visitantes também poderão ver degustar frutas, vinhos e geléias genuinamente paulistas. 

Serviço
Adventure Sports Fair
Data: de 10 a 13 de setembro
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo
Ingresso: R$ 20,00
Horário de funcionamento: Quinta e sexta, das 14 às 22 horas. Sábado, das 12 às 22 horas. Domingo, das 12 às 20 horas
Mais informações: www.adventurefair.com.br 

Das Secretarias do Meio Ambiente e de Esporte, Lazer e Turismo