SP tem campanha com mil testes para detecção de hepatites B e C

Ação, que integra o "Julho Amarelo", será realizada na Avenida Paulista

seg, 25/07/2016 - 8h15 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (25), a Secretaria da Saúde realiza testes gratuitos para detecção das hepatites virais B e C. A ação, que integra a campanha “Julho Amarelo” de prevenção, diagnóstico e tratamento de hepatites virais, ocorrerá na Casa das Rosas, na avenida Paulista, das 10h às 16h.

Na ocasião, serão ofertados mil testes rápidos para detecção das doenças. Os resultados que derem positivo serão encaminhados para acompanhamento médico imediato. O evento está sendo organizado em parceria com os Programas Estaduais de Hepatites Virais e de DST-HIV/Aids e com a Sociedade Brasileira de Infectologia.

Causadas por diferentes tipos de vírus, as hepatites virais B e C, em geral, são assintomáticas e, se não tratadas, podem evoluir para cirrose hepática e câncer de fígado.

Entre as medidas indicadas para prevenção às hepatites virais B e C estão: não compartilhar objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, agulhas, equipamentos para confecção de tatuagem e colocação de piercings; usar camisinha nas relações sexuais, realizar exames de pré-natal e, no caso específico da hepatite B, tomar a vacina, que está disponível na rede pública para grupos considerados prioritários.

Os testes rápidos para hepatites B e C também são ofertados, gratuitamente, nos Centros de Testagem e Aconselhamento espalhados pelo Estado. Os endereços para acesso estão disponíveis aqui

Do Portal do Governo do Estado