SP tem a 1º biblioteca localizada em estações de trem do País

Localizado no Brás, espaço possui mais de 2 mil títulos

seg, 15/06/2009 - 14h56 | Do Portal do Governo

Os passageiros da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terão uma boa surpresa quando passarem pela Estação Brás. Desde o início de junho, o local possui a primeira biblioteca da malha ferroviária do País. Localizada no Espaço Cultural CPTM, a biblioteca possui mais de dois mil livros e oferece acomodações para quem quiser ler no local. A iniciativa faz parte do projeto “Embarque na Leitura” – já conhecido pelos usuários do metrô.

Resultado de uma parceria com o Instituto Brasil Leitor (IBL), a biblioteca oferece diversos gêneros como literatura brasileira, auto-ajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, lingüística, artes e história. A estimativa é alcançar a marca de dois mil cadastros nos primeiros quatro meses de funcionamento.

No Metrô, a idéia já é sucesso. Cerca de 36 mil usuários já se cadastraram nas cinco unidades da rede e mais de 345 mil livros já foram emprestados. Juntas, as bibliotecas do Metrô contabilizam um acervo que ultrapassa os 19 mil títulos.

Quase 450 mil pessoas circulam pela Estação Brás da CPTM todos os dias. O local atende às Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, além de fazer integração gratuita com a Linha 3-Vermelha do Metrô.

A Biblioteca “Embarque na Leitura” funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h, do Espaço Cultural CPTM no Brás. Para utilizar o serviço, os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), comprovante de residência recente (original e cópia) e uma foto 3X4. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um dos pais ou responsável. Cada leitor receberá uma carteirinha de identificação, com foto e código de barras.