SP tem 2,5 mil escolas com alfabetização de jovens e adultos

Interessados em voltar a estudar devem se inscrever em agosto

qui, 25/06/2009 - 18h55 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Educação, vai dar início ao Programa Alfabetiza São Paulo no segundo semestre de 2009. O projeto é dirigido à população analfabeta com mais de 15 anos idade. Para participar, os interessados devem procurar as escolas da rede, ONGs e universidades parceiras a partir de agosto e se inscrever gratuitamente.

Os horários serão flexíveis para atender às necessidades do público alvo já que muitos alunos deixam de concluir o curso por causa do emprego ou por falta de tempo. Isso explica também a ausência de carga horária restrita ou prazo para conclusão. As aulas serão ministradas aos finais de semana em espaços utilizados pelas ONGs, universidades e nas escolas da rede estadual de ensino.

O estudante poderá finalizar o conteúdo referente a cada ano de acordo com o seu ritmo. Ao final do curso, o aluno realiza um teste de escolaridade em qualquer unidade da rede. O resultado desse teste será suficiente para ingressar na 5ª série do ensino fundamental e continuar a vida escolar.

“Achamos que apenas alfabetizar era pouco. Pretendemos que esse aluno deixe o programa apto para continuar seus estudos”, afirmou o secretário da Educação Paulo Renato Souza.

Somente na região metropolitana de São Paulo, 800 escolas já fazem parte do Programa Escola da Família e serão contempladas. No Estado, o número de colégios que oferecem o serviço já passa de 2,5 mil.

O curso equivale aos primeiros quatro anos do Ensino Fundamental e tem material específico, fornecido aos estudantes e professores. Serão distribuídos quatro livros para cada aluno. Cada volume corresponde a um ano do Ensino Fundamental, ou seja, da 1ª à 4ª série.