SP seleciona estudantes atletas para as Paraolimpíadas Escolares

Competição será realizada entre os dias 10 e 15 de novembro em Brasília

qui, 01/10/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

O Governo, por meio das Secretarias dos Direitos da Pessoa com Deficiência, de Educação e de Esporte Lazer e Turismo e do Comitê de Apoio ao Paradesporto, realiza competições seletivas no estado para definir os estudantes atletas com deficiência que irão compor a equipe paulista para participar nas Paraolimpíadas Escolares – 2009. A competição será realizada entre os dias 10 e 15 de novembro em Brasília. 

A delegação de São Paulo levará, no máximo, 96 atletas para a competição nas categorias: atletismo (24 atletas), bocha (16), judô (18), natação (20) e tênis de mesa (18). O Comitê de Apoio ao Paradesporto definiu como critério de seleção os melhores resultados técnicos – serão considerados apenas os resultados dos atletas que participarem de uma série de 11 eventos estaduais. 

Os próximos eventos agendados são as Seletivas de Jaboticabal, nas categorias atletismo e tênis de mesa, que acontece nesta quinta-feira, 1º; a  Etapa Paulista de Bochas, em Mogi das Cruzes, nos dias 3 e 4 de outubro; e campeonato de judô em São Paulo, em dia a ser definido. 

Paraolimpíadas Escolares

As Paraolimpíadas Escolares, já realizadas em 2006 e 2007, destinam-se exclusivamente aos alunos com deficiência física, intelectual e visual. Os atletas deverão ter idade entre 12 e 19 anos e estar matriculados e frequentando o ensino fundamental ou médio.

O evento, organizado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro em parceria com o Ministério do Esporte, é a única competição válida para fins de Bolsa Atleta Escolar. Na edição de 2009, aproximadamente 1,2 mil pessoas de 20 estados e o Distrito Federal estarão envolvidas nas disputas, entre atletas, técnicos e guias.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência