SP sedia encontro nacional sobre segurança pública

Com presença de representantes de todo o Brasil, reunião na sede do governo paulista busca integrar ações entre Estados e DF

ter, 08/11/2016 - 12h50 | Do Portal do Governo

A fim de promover um trabalho em conjunto entre os Estados e agrupar ideias para o lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública, foi realizado nesta terça-feira (08) na sede do governo paulista, em São Paulo, o encontro Ações de Combate ao Crime Organizado e Inteligência Integrada.

O evento reuniu representantes de 26 Estados e Distrito Federal. Entre eles, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o secretário da Administração Penitenciária,  Lourival Gomes, e o secretário Nacional de Segurança Pública, Celso Periolli.

“É muito importante esse trabalho porque não tem segurança se não tiver um bom sistema penitenciário”, disse Alckmin. “Essa inteligência com troca de informações e integração entre os Estados é fundamental”, concluiu o governador.

Durante o encontro, foram discutidas questões que envolvem políticas penitenciária e criminal e pontuados os problemas fundamentais na área de justiça e cidadania, fortalecendo o intercâmbio de ideias em âmbito nacional. “Com essa reunião, daremos sequência à nossa proposta de cooperação em segurança pública”, afirmou o ministro da Justiça Alexandre de Moraes. “Tanto no combate à redução de homicídio, segurança contra a mulher e racionalização do sistema penitenciário”, completou.

Ainda de acordo com o ministro, serão discutidas, antes do lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública, medidas que devem ser adotadas nas fronteiras para combater os crimes transnacionais.

Novo sistema
Depois do encontro, os representantes conheceram a nova cela adotada por mais de 60 presídios do Estado de São Paulo. Totalmente automatizada, ela potencializa a segurança penintenciária.

Do Portal do Governo do Estado