SP sedia encontro da Semana Nacional da Surdez

O evento, aberto pela secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella

seg, 10/11/2008 - 10h03 | Do Portal do Governo

Atualizada às 10h05

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência homenageia a comunidade surda brasileira nesta segunda-feira, 10, Dia Nacional da Surdez. Será realizado, das 8h às 18h, o Encontro da Semana Nacional da Surdez, que pretende discutir e propor novas idéias e políticas em prol das pessoas com deficiência auditiva.

O evento, aberto pela secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Battistella, e pelo secretário-adjunto Luiz Baggio, será dedicado à conscientização e valorização do indivíduo surdo na sociedade. 

Estarão em discussão assuntos como os direitos da pessoa com deficiência auditiva, as possibilidades de tratamento, a reabilitação do implantado tardiamente, as tecnologias mais avançadas e o implante coclear.

Destaque para a presença do Dr. Orozimbo Costa Filho, do centro de pesquisas audiológicas da USP e do grupo de pesquisa sobre surdez em crianças da USP, que apresentará no evento as novidades sobre a avaliação do conhecimento e a aplicação das tecnologias nas deficiências auditivas. O Dr. Rubens de Brito Neto compartilhará com o público presente sua experiência no Hospital das Clínicas na  realização de implantes cocleares. Para os casos em que os aparelhos auditivos não são suficientes, o otorrinolaringologista dr. Ricardo Ferreira Bento, da Faculdade de Medicina da USP, abordará outras possibilidades de tratamentos da deficiência auditiva.

A criança com deficiência auditiva merecerá uma atenção especial no evento: identificação da deficiência, voz e fala da criança com deficiência, educação, técnicas de acompanhamento neonatal, participação da família no tratamento, reabilitação e inclusão. Depoimentos de pessoas completarão o evento.

O público do evento, formado por  pessoas surdas, familiares de crianças/jovens surdos, representantes de entidades, estudantes, fonoaudiólogos e outros profissionais de áreas técnicas, poderá ainda  relembrar lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania das pessoas com deficiência auditiva.

Serviço

Encontro da Semana Nacional da Surdez

Data: 10 de novembro de 2008

Horário: 8h às 18h

Local: Auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Avenida Auro Soares de Moura Andrade, nº 564, portão 10, Barra Funda, na Capital.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência