SP se prepara para o Momento Brasil-Itália que comemora os 150 anos da unificação italiana

Evento também celebra os 65 anos da proclamação da República e as ligações daquele país com o Brasil

sáb, 28/05/2011 - 11h00 | Do Portal do Governo

O ano de 2011 marca um momento especial para a comunidade italiana no mundo e particularmente no Brasil. Motivos não faltam: os 150 anos da unificação italiana e os 65 anos da proclamação da República. Aqui, a festança tem início em outubro com o início das atividades do Ano da Itália no Brasil (Momento Itália-Brasil) e com a comemoração do centenário de duas instituições paulistanas: o Circolo Italiano e o Colégio Dante Alighieri. O evento, conforme acertado entre os dois governos, se estenderá de outubro de 2011 e junho de 2012 e visa a consolidar os sentimentos de afinidade entre os dois povos.

“O Circolo Italiano está aberto a negociações e queremos ceder nosso espaço para as comemorações do Ano da Itália no Brasil”, diz Giuseppe Cappellano na sede da entidade centenária que preside.

Ele considera oportuna a comemoração do Momento Itália-Brasil: “Será uma resposta para a Itália. Mostraremos que os descendentes de italianos e os imigrantes foram bem recebidos e criaram um vínculo que jamais será quebrado”. O Circolo Italiano realizará no dia 29 de outubro uma grande festa para comemorar o seu centenário e lançará um livro sobre a instituição. “A festa já faz parte do Momento Itália-Brasil”, salienta.

O  tradicional jornal Fanfulla, destinado à comunidade italiana, presente em São Paulo desde 1893,  acompanha de perto os preparativos para o Momento Itália-Brasil. O diretor da publicação, Luciano Dellarole, promete cobrir todos os eventos comemorativos. “Procuramos divulgar todas as reuniões e as principais notícias sobre o projeto. É um momento histórico para os descendentes e imigrantes italianos”.

Alessandro Pagano, presidente da Associazione Marchegiani nel Mondo, localizada na Vila Mariana, espera com ansiedade o início das comemorações. “Irei para a Itália no próximo mês e espero obter verba com o governo italiano para conseguirmos reabrir a vaga do curso de italiano gratuito para a população paulista”.

Início das atividades 

O Estado de São Paulo deu o pontapé inicial para as comemorações. Foi criado um grupo de trabalho que reunirá as 12 Secretarias de Estado. Elas serão responsáveis pela organização de eventos e cuidarão de todos os projetos relativos ao MIB. A coordenação deste Grupo de Trabalho está a cargo da Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado. As reuniões, que começaram a ser realizadas em maio, serão mensais. O calendário oficial de eventos no Estado de São Paulo será apresentado em 1º de setembro e o início das atividades do MIB será em outubro, estendo-se até junho de 2012.

Um site sobre o evento está sendo produzido e ficará hospedado no Portal do Governo. A marca gráfica do evento foi criada pelo publicitário Washington Olivetto e apresenta o Cristo Redendor sobre o Coliseu. 

As comemorações não serão somente regadas a bom vinho, muita massa e missa campal. Na Pinacoteca, haverá exposição de trabalhos do pintor Michelangelo Merisi da Caravaggio. Na parte musical, estão previstos concertos sinfônicos, apresentações itinerantes de ópera e um recital do tenor Salvatore Licitra, em 2012, no Teatro São Pedro.

O evento que marcará a abertura do Ano da Itália no Brasil em São Paulo será um concerto do quarteto da Osesp na Sala São Paulo no dia 16 de outubro. Os músicos executarão obras de compositores italianos na primeira parte do espetáculo e Villa-Lobos na segunda parte.

O programa Circulando Ópera contará com a representação da ópera La Traviata, de Verdi em 21 cidades: Atibaia, Bragança Paulista, São José do Rio Preto, Cerquilho, São Sebastião, Paraguaçu Paulista, Dois Córregos, Santa Cruz do Rio Pardo, Americana, Itatiba, Espírito Santo do Pinhal, Lorena, Santa Bárbara D’Oeste, Valparaíso, Mogi das Cruzes, Jundiaí, São João da Boa Vista, Fernandópolis, Sorocaba, Embu das Artes, Indaiatuba.

Além dos eventos culturais, o Ano da Itália no Brasil será marcado por diversos seminários comerciais, intercâmbios técnicos e tecnológicos em diferentes áreas do conhecimento. O encerramento será em São Paulo, com a realização de um grande evento popular.

Combate ao crime 

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania encaminhará à Assessoria de Assuntos Internacionais a proposta de realização do Seminário Internacional sobre a Lei Italiana de Proteção ao Depoente Especial que abordará, entre outros temas, a experiência da Itália na proteção aos membros do Judiciário.

A Itália está entre os principais destinos na rota do tráfico internacional de pessoas. Serão debatidas as estratégias de parceria entre os dois países no enfrentamento a este tipo de crime.

A Secretaria da Justiça também pretende realizar parceria com a Procuradoria Antimáfia da Itália, atualmente chefiada pelo dr. Pietro Crasso (que substituiu o consagrado magistrado Giovanni Falconi), e com a Universidade de Milão para estudos e pesquisas na área da prevenção ao crime e justiça criminal.

Da Agência Imprensa Oficial