SP, RS e MS iniciam última fase de testes da vacina contra a dengue

Participam 14 centros de pesquisas credenciados pelo Instituto Butantan em todas as regiões do país; 17 mil voluntários serão vacinados

qui, 01/09/2016 - 16h42 | Do Portal do Governo

Dos 14 centros de pesquisas credenciados pelo Instituto Butantan em todas as regiões do país, oito já iniciaram a terceira e última fase dos testes em humanos da vacina contra a dengue, desenvolvida pelo próprio Butantan em parceria com os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH na sigla em inglês). Após os testes, os resultados serão enviados para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aprovação definitiva.

O Instituto Butantan já iniciou os testes em Manaus (AM), Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO), na região Norte; no Estado de São Paulo (Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo); na região Nordeste (Universidade Federal do Ceará) e na região Sul (PUC-RS, em Porto Alegre). E, nesta quarta-feira (1º) foi a vez de Campo Grande (MS) iniciar os testesConfira a relação completa dos 14 centros de pesquisa participantes.

Nessa fase dos testes em humanos, a vacina será aplicada em 17 mil voluntários em 13 cidades, nas cinco regiões do país. Os participantes são pessoas saudáveis, que já tiveram ou não a dengue em algum momento e que se enquadrem em três faixas etárias: 2 a 6 anos, 7 a 17 anos e 18 a 59 anos. Eles serão acompanhados por uma equipe médica pelo período de cinco anos.

Os resultados serão encaminhados à Anvisa para a aprovação final da vacina e posterior produção em massa pelo Instituto Butantan, quando estará pronta para ser utilizada nas campanhas de imunização realizadas pela rede pública de saúde.

Nas etapas anteriores dos testes, a vacina foi testada em 900 pessoas, sendo 600 na primeira fase nos Estados Unidos (NIH) e 300 na segunda etapa, em São Paulo, em parceria com a Faculdade de Medicina da USP por meio do Hospital das Clínicas e do Instituto da Criança, com o Intituto Adolfo Lutz.

Do Portal do Governo do Estado