SP restringe trabalho de grávidas para prevenir gripe A H1N1

Gestantes estão no grupo de maior risco de mortalidade pela doença

ter, 11/08/2009 - 21h29 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde decidiu restringir o trabalho de mulheres grávidas empregadas na administração pública do Estado e em empresas privadas na terça-feira, 11. A medida visa prevenir casos de infecção pelo vírus da gripe A H1N1 – conhecida como gripe suína – entre as gestantes, que constituem o grupo populacional de maior risco de óbito pela doença.

Das 69 mortes causadas pela doença no Estado de São Paulo (até o dia 7 de agosto), 13 eram mulheres grávidas. A Secretaria ainda estuda o motivo pelo qual o índice de óbitos é tão alto entre as gestantes, mas um dos possíveis fatores é a redução da imunidade – natural entre as mulheres nesse estado. Outro fator que poderia contribuir para a maior vulnerabilidade das grávidas é a diminuição da capacidade pulmonar, especialmente nos três últimos meses de gestação.

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Saúde, recomendou que hospitais e demais serviços de saúde – das redes pública e privada – transferissem temporariamente as funcionárias grávidas para outros setores, onde as atividades sejam de menor risco e não haja contato com pacientes gripados. Os estabelecimentos de ensino, como escolas, centros de educação infantil e creches, devem transferir temporariamente as gestantes para outros setores em que não haja alunos gripados. Se a transferência for impossível, as instituições devem adotar alternativas legais para afastar temporariamente as gestantes.

Outros estabelecimentos que possuem funcionárias gestantes também ficam orientados a adotar medidas para reduzir o risco de infecção pela gripe A H1N1. Em complementação, devem facilitar a adoção de medidas preventivas, como a limpeza frequente das mãos, limpeza e ventilação do ambiente, e outras ações de segurança.

Outra recomendação é para que gestantes saudáveis evitem situações que facilitem sua exposição ao vírus Influenza, como o contato direto com pessoas doentes, ou longas permanências em locais em que haja aglomeração de pessoas.

Da Imprensa Oficial