SP registra queda no número de crimes contra patrimônio em 2010

Investimentos em tecnologia, armas e viaturas são responsáveis pela queda do indicador

ter, 01/02/2011 - 15h00 | Do Portal do Governo

Em 2009, a Secretaria da Segurança Pública estabelecera a meta de reverter a tendência de alta que então apresentavam os crimes contra o patrimônio. O fechamento dos indicadores de criminalidade de 2010 mostra que o objetivo foi plenamente alcançado. Os roubos seguidos de morte (latrocínios) caíram 16,5%, de 303 para 253 casos: 50 casos a menos.

Também houve redução dos roubos de cargas, de veículos e dos roubos em geral. Os roubos de cargas diminuíram 6,2%, com menos 482 casos que os registrados em 2009. Os roubos de veículos retrocederam 4,54%, com menos 3.262 casos em relação ao ano passado. Já os roubos em geral recuaram 9,47%, com menos 23.591 casos.

Entre os crimes cometidos sob ameaça de armas, os roubos a banco tiveram a queda mais expressiva: caíram 16,6%, com registro de 211 casos em 2010, contra 253 em 2009. O total de roubos a banco é inferior em 42 casos ao registrado no ano anterior.

Meta alcançada

Para reduzir todos os crimes contra o patrimônio, a Secretaria da Segurança Pública estabeleceu novas prioridades de trabalho, escolheu novos gestores para as polícias e investiu na aquisição de modernas tecnologias, armas e viaturas, entregues a todas as regiões do Estado.

Os sistemas RDO (Registro Digital de Ocorrências) e Infocrim (Informações Criminais), que permitem a indicação dos dias, horários e locais de maior incidência criminal, foram levados a unidades policiais de todos os 645 municípios do Estado.

Com a entrega de quatro aeronaves, todas as regiões do interior passaram a dispor de pelo menos um helicóptero Águia da Polícia Militar, o que reforça o policiamento por terra, além de colaborar no resgate de feridos em acidentes e no transporte de órgãos para transplantes.

As cidades polo de todas as regiões do interior e litoral passaram a contar com moderno sistema da radiocomunicação digital, que acelera as comunicações entre os policiais e não pode ser interceptado por terceiros.

A Secretaria da Segurança Pública reforçou a depuração interna das polícias, com demissão de maus policiais. A Corregedoria da Polícia Civil, subordinada diretamente ao gabinete do secretário da Segurança Pública, ganhou autonomia, passando a realizar, inclusive, pela primeira vez na história, correições ordinárias, precedidas de audiência pública com a comunidade. Na Polícia Militar, a Corregedoria identificou e afastou policiais que praticaram crimes. Essas mudanças colaboraram para a melhoria do desempenho das instituições policiais.

Da Secretaria da Segurança Pública