SP registra 226 óbitos a menos nos primeiros oito meses do ano

De janeiro a agosto, houve redução de 23% no número dos acidentes com vítimas em relação ao mesmo período de 2015

seg, 19/09/2016 - 18h47 | Do Portal do Governo

Nos oito primeiro meses de 2016, o Estado de São Paulo registrou 226 mortes decorrentes de acidentes de trânsito a menos do que o mesmo período de 2015. É o que traz o levantamento do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP). A queda corresponde a 6% no acumulado do ano. Além disso, agosto teve queda de 5% nos óbitos em relação ao mesmo período de 2015.

Os acidentes com vítimas também mostraram redução tanto no acumulado do ano quanto no mês de agosto, sempre comparando com o mesmo período do ano anterior. No acumulado houve uma diminuição de 23% nas ocorrências. E em relação ao mês de agosto a redução foi de 20%.

O Infosiga SP traz informações mensais sobre óbitos e acidentes com vítimas em consequência de ocorrências no trânsito. O levantamento refere-se sempre ao mês anterior, com dados de acidentes no Estado de São Paulo, incluindo seus 645 municípios, que ficam disponíveis no site do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito

O documento apresenta dados do gênero, faixa etária, perfil da vítima e tipos de acidentes. Do total de óbitos de acidentes de trânsito ocorridos em agosto de 2016, por exemplo, 80% envolveram pessoas do sexo masculino, 27% eram jovens de 18 a 29 anos, 37% foram provocados por colisões e 30% atropelamentos. A maior parte das vítimas eram motociclistas (30%) e pedestres (29%).

Ações para reabilitação de pacientes vítimas de trauma
O Governo do Estado está preocupado também com a reabilitação de pessoas vítimas de acidentes de trânsito, além de reduzir os acidentes. Profissionais de saúde das redes de atendimento de emergêrncia e hospitais gerais estão sendo capacitados por ações desenvolvidas pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência com o apoio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

As equipes são compostas por médicos, enfermeiros, auxiliares técnicos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. O objetivo é deixar essa pessoas aptas a promover a reabilitação de pacientes em fase inicial de tratamento de lesões traumáticas. Alguns diagnósticos serão priorizados neste atendimento, entre eles trauma raquimedular (TRM) ou cranioencefálico (TCE) e politraumatismo. 

Após treinamento, esses profissionais assumem o compromisso de repassar as orientações e cuidados em suas unidades de saúde. O material didático será disponibilizado permanentemente pela própria Secretaria. O treinamento é presencial, tem duração de um dia e é oferecido por profissionais da Rede Lucy Montoro.

Convênio com municípios
Em fevereiro de 2016, o governador Geraldo Alckmin assinou convênios com 15 municípios – Amparo, Atibaia, Barretos, Catanduva, Fernandópolis, Itanhaém, Jacareí, Piedade, Praia Grande, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São Roque e Sorocaba, de repasse de recursos para investimento em ações de educação no trânsito, fiscalização e melhora na sinalização de trânsito. No total, o Governo do Estado vai investir R$ 10,5 milhões.

Os municípios foram escolhidos considerando os critérios de faixa populacional, taxa de óbitos por 100 mil habitantes e média superior a 15 óbitos por ano. Para isso, foram realizadas visitas de diagnóstico e construídos planos de ação para antecipar situações e realizar melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização.

Do Portal do Governo do Estado