SP realiza mutirão de cirurgia a laser contra crescimento benigno da próstata

Primeira etapa será neste sábado no Centro de Referência a Saúde do Homem

sex, 10/05/2013 - 16h47 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo dá início neste sábado, 11, a um mutirão de cirurgia a laser contra o crescimento benigno da próstata, a hiperplasia prostática benigna. O procedimento, que é minimamente invasivo, dura cerca de uma hora. Normalmente, o paciente já recebe alta no dia seguinte à cirurgia. O Centro de Referência da Saúde do Homem, da Secretaria de Estado da Saúde, é o primeiro hospital público a contar com esta tecnologia.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Os mutirões serão realizados ao longo de todo o ano. No sábado, 12 homens devem ser submetidos ao procedimento. Como este tipo de cirurgia a laser permite que a alta seja dada já no dia seguinte, a estimativa é de que a economia seja de R$ 1,2 mil por procedimento.

“A cirurgia a laser é um método altamente eficaz que oferecemos em nosso Centro. Estamos entre os poucos serviços que utilizam esta tecnologia”, explica o coordenador do Centro de Referência da Saúde do Homem, Claudio Murta.

A hiperplasia prostática benigna, conhecida popularmente como adenoma de próstata, provoca transtornos para urinar, sangramento, infecções e outros sintomas. Costuma aparecer em homens a partir de 40 anos de idade e com casos parecidos no histórico familiar.

Do Portal do Governo do Estado