SP realiza encontros para discutir habitação social nos municípios

Próximo evento será para prefeitos da região de São José dos Campos que conhecerão programas e leis da Secretaria da Habitação e da CDHU

qui, 14/05/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Habitação e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) promove encontros com prefeitos em todo o estado para orientar os municípios sobre ações de  regularização  fundiária  e  apresentar as novas medidas para aperfeiçoar a construção de moradias  e o atendimento às prefeituras.

Um dos programas apresentados nos Encontros  Regionais de Prefeitos sobre o Programa Estadual de Habitação de Interesse Social é o “Cidade Legal”, que regulariza imóveis. Instituído pelo governo do Estado em 2007, o projeto auxilia as prefeituras na regularização de  solo  e  núcleos habitacionais, públicos ou privados. Com  a  escritura  do  imóvel  registrada  em  cartório,  o comprador torna-se  de  fato  o  proprietário do imóvel. Assim, o cidadão passa  a  ter  acesso  ao  mercado  formal de crédito, pode transferir sua moradia aos seus herdeiros, entre outros benefícios.

Outra importante ação da Secretaria, divulgada para os prefeitos, é a “Lei de Emolumentos”, que reduz os custos cartoriais para registro de imóveis de Interesse  Social. O  valor antes era cerca de R$ 2.200,00 e caiu para aproximadamente R$ 200,00 por registro. No encontro, também é apresentado o novo “Sistema de Gestão de Pleitos  Habitacionais”, sistema  online para ajudar, organizar e analisar os pedidos na área de habitação social. 

O próximo encontro será realizado amanhã, 15, em São José dos Campos. Trinta e nove prefeitos de  municípios  da  região  devem estar presentes. No  evento,  também serão  previstos os recursos para a construção   de   unidades   habitacionais   em  cinco  municípios:  Canas, Caraguatatuba, Lavrinhas, São Luiz do Paraitinga e Tremembé.

Da Secretaria de Habitação