SP realiza ações de prevenção contra febre amarela no Vale do Ribeira

Iniciativa envolve as secretarias da Saúde e da Justiça e Cidadania para atuação em comunidades quilombolas da região

seg, 04/02/2019 - 15h33 | Do Portal do Governo

A Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) e o Departamento Regional de Saúde de Registro iniciaram uma série de atividades para atuar na prevenção contra a febre amarela nas comunidades quilombolas do Vale do Ribeira.

Vale destacar que a ação integra um termo de cooperação técnica firmado em 29 de janeiro entre as secretarias da Saúde e da Justiça e Cidadania, por meio da Fundação Itesp, para intensificar o combate à doença e ampliar a cobertura vacinal.

A coordenação regional do Itesp em Pariquera-Açu, em parceria com a DRS 12, promoverá nos próximos dias várias iniciativas em atendimento ao termo de cooperação técnica, que compreende também a conscientização das comunidades quilombolas da região sobre a importância da vacina e os riscos da doença.

Encontros

Uma das reuniões ocorrerá na próxima quarta-feira (6), às 10h, na Etec André Lopes, na comunidade quilombola André Lopes, em Eldorado. No encontro, serão definidas as diretrizes de trabalho a serem executadas.

Estarão presentes representantes das comunidades quilombolas de Eldorado, Iporanga, Itaóca e Barra do Turvo, Itesp, órgãos de saúde, Polícia Ambiental, Fundação Florestal, CATI, sindicatos rurais, Diretoria de Ensino, prefeituras, câmaras municipais, Instituto Socioambiental (ISA), Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras do Vale do Ribeira (Eaacone), Movimento dos Ameaçados por Barragens (Moab) e Cooperativa dos Agricultores Quilombolas do Vale do Ribeira (Cooperquivale).

Na próxima sexta-feira (8), Iguape receberá uma nova reunião, a partir das 10h. Participarão membros das comunidades quilombolas situadas em Iguape, Cananeia, Registro e Miracatu, Itesp, órgãos de saúde, Polícia Ambiental, Fundação Florestal, Diretoria de Ensino, CATI, Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Sindicato Rural e Patronal, Colégio Agrícola, prefeituras e câmara municipais.

Balanço

É importante lembrar que as ações serão concentradas nas comunidades quilombolas da região, que registram os doze casos de febre amarela confirmados em São Paulo neste ano, dos quais seis evoluíram para óbitos, de acordo com balanço do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) de 21 de janeiro. As vítimas se infectaram nos municípios de Eldorado (9 casos, 4 mortes); Jacupiranga (1 morte); Iporanga (1 morte) e Cananeia (1 caso).

Por meio do Itesp, o Governo Paulista reconheceu 36 comunidades como remanescentes de quilombos, onde vivem 1.445 famílias. A Fundação atende mais 7.133 famílias de pequenos produtores no Estado.

Orientações

Todos as pessoas precisam se vacinar contra a febre amarela, caso ainda não estejam imunizadas. Moradores de qualquer região precisam se prevenir contra a doença, sobretudo aqueles que residem ou visitam áreas rurais, de mata e ribeirinhas, onde há vegetação densa. A vacina está disponível nos postos da rede pública de saúde e leva dez dias para garantir proteção efetiva.

Agenda

1ª reunião: 6 de fevereiro, às 10h, na Etec André Lopes, em Eldorado
2ª reunião: 8 de fevereiro, em Iguape, às 10h