SP quer vacinar mais 3,8 milhões de pessoas contra a gripe a partir desta quinta (16)

Etapa tem foco em doentes crônicos, com condições clínicas especiais, indígenas, caminhoneiros e portuários, entre outros

qui, 16/04/2020 - 11h37 | Do Portal do Governo

*Atualizado às 17h36

A Secretaria de Estado da Saúde inicia nesta quinta-feira (16) a segunda etapa de vacinação contra a gripe, com estratégias diferenciadas para evitar aglomerações e prevenir a população contra a COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus). Nesta fase, a expectativa é imunizar 3,8 milhões de pessoas da população-alvo contra o vírus Influenza.

A partir desta quinta (16), as doses serão disponibilizadas para: 2,8 milhões de portadores de doenças crônicas, comorbidades e outras condições clínicas especiais; 777 mil caminhoneiros, portuários e motoristas de transporte coletivo; cerca de 5 mil indígenas e 202 mil pessoas do sistema prisional. Cada município organizará sua estratégia para alcançar os trabalhadores da área de logística e transporte.

“Esta campanha tem sido exitosa, pois estamos vacinando grupos em tempo recorde e priorizando pessoas mais vulneráveis ou que estão na linha dos serviços essenciais. É um trabalho de todos nós buscar proteção individual e coletiva contra as doenças respiratórias”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Há mais de 8,3 mil fixos e volantes, incluindo escolas, creches, farmácias, barcos, ônibus e veículos, de forma a alcançar o público-alvo em todas as regiões. A rede está organizada em parceria com os municípios, rede de ensino da Secretaria de Estado da Educação, apoio de farmácias privadas da Capital e outras organizações acionadas conforme a necessidade.

Apoio

Especialmente nesta fase, em caráter auxiliar, o Estado conta com o apoio de 30 farmácias privadas definidas pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) e Prefeitura de São Paulo (confira abaixo a relação). As vacinas serão aplicadas de forma gratuita (dúvidas sobre horário de funcionamento devem ser consultadas nos canais oficiais das farmácias).

“A vacina previne a população-alvo contra o vírus Influenza e é fundamental para evitar complicações decorrentes da gripe. Lembramos que o respeito às etapas e às orientações dos postos é necessário para que não ocorram aglomerações, de forma a evitarmos a transmissão de doenças respiratórias, como a COVID-19 e a própria gripe”, reforça a diretora de Imunização da Secretaria, Nubia Araujo. “A vacina não causa gripe em quem tomar a dose, pois é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção”, explica.

A campanha começou em 23 de março e São Paulo vacinou, em tempo recorde, 100% dos idosos contra a gripe – marco histórico alcançado em apenas 17 dias de campanha. Foram aplicadas 5,9 milhões de doses no público desta primeira etapa, que incluiu também profissionais de saúde e das forças de segurança e salvamento. Até a última semana, foram vacinados 4,8 milhões de idosos (100%), 1 milhão de trabalhadores de saúde (74%) e 67 mil das forças de segurança e salvamento.

O início da campanha de 2020 foi antecipado em três semanas, graças à agilidade do Instituto Butantan, que entrega ao Brasil 75 milhões de doses da vacina. São 10 milhões de doses a mais do que as fornecidas ao país em 2019. Neste ano, as doses são constituídas por três cepas de Influenza: A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09; A/South Austrália/34/2019 (H3N2); e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

Coronavírus

A vacina contra a gripe não imuniza contra o novo coronavírus, mas a campanha é fundamental para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios nos próximos meses. “Além de proteger a população contra Influenza, precisamos minimizar o impacto sobre os serviços de saúde em meio a pandemia de COVID-19, já que os sintomas destas doenças são semelhantes”, afirma o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

A orientação aos profissionais que trabalharão na campanha é para que haja organização da fila e do ambiente. Deverá ser feita uma triagem com identificação de sintomático respiratório – presença de febre, tosse, coriza e falta de ar. Se a pessoa apresentar febre ou mau estado geral, deverá ser colocada máscara no paciente e adiada a vacina, com recomendação para seguir o isolamento domiciliar.

As equipes deverão anotar as doses aplicadas, com mesas e distanciamento de pelo menos 1 metro entre o anotador e paciente. Cada profissional deverá usar caneta própria e álcool deverá ficar disponível para uso. O vacinador não precisa utilizar luvas nem máscara cirúrgica, apenas seguir as normas de higienização.

Farmácias privadas participantes da campanha

LOCALIDADE FARMÁCIA ENDEREÇO
Butantã Farmácia Pague Menos Av. Vital Brasil, n º 602
Campo Limpo Drogasil Estrada de Itapecerica, nº 2.801
Capela do Socorro Drogaria São Paulo Av. Senador Teotônio Vilela, nº 4.882
Capela do Socorro Drogasil Av. Professor Papini, nº 317 e nº 319
Casa Verde Drogasil Av. Parada Pinto, nº 310
Cidade Tiradentes Drogaria São Paulo Av. Souza Ramos, nº 104
Ermelino Matarazzo Drogaria São Paulo Av. Amador Bueno da Veiga, nº 4.271
Freguesia do Ó Drogaria São Paulo Rua Parapuã, nº 400
Guaianases Drogasil Estrada do Lajeado Velho, nº 748
Higienópolis Extrafarma Rua Dona Veridiana, nº 390
Ipiranga Farma Ponte Rua Santa Cruz, nº 2.305
Itaim Paulista Drogaria São Paulo Av. Marechal Tito, nº 2.680/ 2.684 / 2.696
Itaquera Drogaria São Paulo Rua Harry Dannemberg, nº 309 – Vila Carmosina
Jardim Prudência Raia Drogasil Av. Cupecê, nº 2.756
Lapa / Pinheiros Farmácia Pague Menos Av. Presidente Altino, nº 518
M’ Boi Mirim Drogaria São Paulo Estrada M Moi Mirim, nº 1.293
Mooca / Aricanduva Drogaria São Paulo Av. Renata, nº 60
Mooca / Aricanduva Farmácia Pague Menos R. da Mooca, nº 2.095
Pirituba Drogaria São Paulo Av. Benedito Andrade, nº 135 – Vila Pereira Barreto
Pirituba Drogaria São Paulo Av. Cabo Adão Pereira. Nº 400 / 424 / 426 – Vila Pereira Barreto
Pirituba Drogasil Av. Mutinga, nº 1.225 – Jardim Santo Elias
Santa Cecília Drogaria São Paulo Av. Angélica, nº 1.465 / 1.475 – Consolação
Santana / Jaçanã Drogaria São Paulo Av. Prof.ª Virgília Rodrigues Alves de Carvalho Pinto, nº 555
São Mateus Drogaria São Paulo Av. Baronesa de Muritiba, nº 60B
São Miguel Drogaria São Paulo Praça José Aleixo
Droga Raia Rua dos Belgas, nº 67 – Bela Vista
Vila Maria / Vila Guilherme Drogasil Rua Lucas de Freitas Azevedo, nº 950
Vila Mariana Drogasil R. Tomas Carvalhal, nº 449
Vila Prudente / Sapopemba Drogasil Av. Sapopemba, nº 6.047
Vila Sofia / Santo Amaro Raia Drogasil Rua Sócrates, nº 250

Etapas da campanha de 2020

Etapa 1: a partir de 23 de março, para idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde; antecipação de forças de segurança e salvamento, a partir de 30 de março;

Etapa 2: a partir de 16 de abril para portadores de doenças crônicas, comorbidades e outras condições clínicas especiais; caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários; sistema prisional; indígenas;

Etapa 3: a partir de 9 de maio, para demais públicos, incluindo pessoas acima de 55 anos, pessoas com deficiências, professores (rede pública e privada), crianças (de 6 meses a menores de 6 anos), gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias);

Dia D: 9 de maio, para todos os grupos do público-alvo.