SP quer vacinar 7,3 milhões de pessoas entre 20 e 29 anos contra gripe A H1N1

Terceira etapa da campanha começa nesta segunda-feira, 5

dom, 04/04/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde inicia nesta segunda-feira, 5, a terceira etapa da campanha de vacinação contra a gripe A H1N1. Nesta fase deverão tomar uma dose da vacina os adultos saudáveis entre 20 e 29 anos. São 7,3 milhões de paulistas nesta faixa etária em todo o Estado. Só na capital são quase dois milhões de pessoas.

Ao todo são 3,8 mil postos de saúde no Estado funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Excepcionalmente, no próximo sábado, 10, os postos ficarão abertos no mesmo horário para que a população conte com mais uma data para a imunização. A terceira etapa, para pessoas de 20 a 29 anos, vai até o próximo dia 23 de abril.

Desde o dia 8 de março a Secretaria está vacinando profissionais de saúde e a população indígena e, desde o último dia 22, gestantes, crianças de seis meses a 1 ano e 11 meses e os portadores de doenças crônicas. As crianças deverão ser levadas novamente aos postos 30 dias após serem vacinadas, para receberem uma segunda dose.

“É importante que as pessoas procurem os postos de saúde e se protejam do vírus da gripe A com a vacina. Quanto mais pessoas imunizadas no Estado, menos circulação do vírus A(H1N1) e menor o número de casos graves no próximo inverno”, afirma o secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

A campanha segue orientações da Organização Mundial da Saúde. A vacina é segura e eficaz. A única contra-indicação é para quem tem alergia a ovo de galinha.

De 24 de abril a 7 de maio, quarta etapa da vacinação, receberão a vacina contra a gripe A H1N1 os idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal). Na última etapa, de 10 a 21 de maio, a população-alvo será os adultos com idades entre 30 e 39 anos.

Da Secretaria da Saúde