SP quer vacinar 5,5 milhões de pessoas contra a gripe

Idosos, gestantes e crianças menores de dois anos devem receber uma dose da vacina a partir do próximo dia 25 de abril

seg, 11/04/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, quer vacinar 5,5 milhões de paulistas contra a gripe na campanha que começa no próximo dia 25 de abril. O número corresponde à meta de 80% dos 6,8 milhões de idosos com 60 anos ou mais, gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos, indígenas e profissionais de saúde do Estado.

Pela primeira, as doses da campanha sazonal também irão imunizar a população contra a gripe A H1N1, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009. Em 2010 também foi realizada campanha contra a nova gripe, mas ela aconteceu em época diferente à da sazonal.

Neste ano, além dos idosos, que já são imunizados desde 1999, foram incluídos no programa as gestantes, crianças entre seis meses e dois anos e os indígenas, que somam cerca de 1,5 milhão de pessoas a mais que nas campanhas anteriores. Além deles, mantém-se a vacinação em profissionais de saúde, seguindo o estipulado pelo Ministério da Saúde.

“É muito importante que a parcela da população incluída na campanha compareça aos postos de saúde para proteger-se contra o vírus Influenza. A vacina de maneira nenhuma causa gripe e é fundamental para evitar complicações respiratórias decorrentes da gripe, como pneumonias”, afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

A campanha vai até o dia 13 de maio. No dia 30 de abril, um sábado, as salas de vacina dos postos de saúde de todo o Estado também estarão abertos das 8h às 17h para imunizar a população.

Da Secretaria da Saúde