SP quer vacinar 3 milhões de idosos contra gripe no sábado

O númerocorresponde à meta de 80% dos cerca de 3,7 milhões de idosos no Estado

qua, 23/04/2008 - 8h35 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde pretende vacinar contra a gripe pelo menos três milhões de pessoas com 60 anos ou mais a partir do dia 26 quando começa a Campanha de Vacinação contra Gripe para o Idoso.

O número corresponde à meta de 80% dos cerca de 3,7 milhões de idosos no Estado. O humorista Ari Toledo e o músico e apresentador Rolando Boldrin estrelam a campanha deste ano com o tema “Seja mais vivo que a gripe”.

Os atores cederam suas imagens gratuitamente à Secretaria de Estado da Saúde. Cerca de 15 mil cartazes serão espalhados por todo o Estado. Durante a campanha, que acontecerá entre até 9 de maio, a população terá à disposição 3.354 postos fixos e 2.830 unidades volantes funcionando das 8h às 17h.

A distribuição e a aplicação das doses envolverão 28 mil profissionais, 2.700 carros e sete barcos em todo o Estado. A ação inclui também a vacinação dos idosos internados em cerca de 1.520 asilos e casas de repouso instalados em todo o Estado.

Em 2007, São Paulo teve 81,23% de adesão à campanha, superando a expectativade 70%. Apenas 36 municípios não atingiram a meta de vacinação. “A vacina contra a gripe não causa reações adversas graves e com ela se evita diversas complicações causadas pelo vírus da gripe. É de extrema importância que os idosos compareçam aos postos e tomem a vacina”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Nesse período, a secretaria oferecerá à população, além da vacina contra o vírus influenza, a vacina dupla adulto (contra tétano e difteria) e a que previne o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites. Além disso, 459 municípios paulistas, incluindo a capital, realizarão exames preventivos contra o câncer de boca.

A idéia é aproveitar a estrutura organizada para a Campanha de Vacinação Contra Gripe. Por intermédio da Fundação Oncocentro de São Paulo (Fosp), a Secretaria convidou todos os 645 municípios do Estado para participar da ação.

Os postos de saúde terão um especialista em saúde bucal para atender os idosos nos locais predefinidos pelas prefeituras.

Além do atendimento médico, a população terá a disposição material informativo. Cerca de 250 mil folders de orientação à população serão afixados nos postos de saúde participantes.

À Fosp ainda caberá acompanhar o encaminhamento dos pacientes que necessitarem atendimento especializado, já que se houver a detecção de câncer a pessoa será enviada a um serviço de referência.

Nos últimos três anos a campanha examinou cerca de 1 milhão de idosos e realizou 4.567 biopsias que confirmaram o diagnóstico de câncer em 179 idosos.

Da Secretaria da Saúde