SP quer vacinar 2,9 milhões contra paralisia infantil

Campanha começa dia 14 e é voltada a menores de cinco anos

sex, 06/06/2008 - 18h49 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde começa no próximo dia 14 campanha contra a paralisia infantil. A meta é vacinar 2,9 milhões de crianças menores de cinco anos. O número corresponde a 95% dos 3,08 milhões de paulistas nesta faixa etária.

Nesta primeira fase, serão mobilizados 18,2 mil postos fixos e volantes em todo o Estado, que irão funcionar das 8h às 17h. Haverá 52,9 mil profissionais de saúde, 4,3 mil veículos e cinco barcos envolvidos na operação.

Em 9 de agosto acontece a segunda fase da campanha, que terá divulgação da dupla Zé e Maria Gotinha nas principais cidades paulistas.

Há 20 anos, o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, o que representa uma ameaça à população mundial.

“É muito importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam levadas aos postos de saúde no dia 14 para receber uma dose da vacina Sabin, que é a garantia de proteção eficaz contra a poliomielite”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Também serão atualizadas as vacinas atrasadas, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite. Os medicamentos estarão disponíveis nos postos de saúde ligados à campanha.  

Poliomielite

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.

Da Secretaria da Saúde