SP quer levar mediação para áreas de vulnerabilidade social

Estado, Prefeitura e sociedade civil assinam protocolo de intenções para promoção da mediação como forma pacífica de solução de conflitos

sex, 26/10/2007 - 18h02 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania assina na próxima segunda-feira, dia 29 de outubro, protocolo de intenções com a Prefeitura de São Paulo, com o Instituto Sou da Paz e o Centro Brasileiro de Estudo e Pesquisas Jurídicas (CEBEPEJ) para promoção da mediação como forma pacífica de solução de conflitos. O mediador é um gestor com função de promover o diálogo e auxiliar as pessoas envolvidas a focar objetivamente o problema e propor uma solução adequada, sem a necessidade de envolver o judiciário.

“A mediação é um importante instrumento de promoção da paz social. A iniciativa reúne representantes significados da sociedade civil organizada e do poder público estadual e municipal na busca de alternativas para solução de conflitos em áreas de alta vulnerabilidade social”, diz o secretário da Justiça, Luiz Antonio Marrey.

Os distritos escolhidos para o início do projeto foram Grajaú (Zona Sul), Lajeado (Zona Leste) e Brasilândia (Zona Norte).  Os três bairros já são objetos de outras intervenções de redução de violência pelo programa “São Paulo em Paz”. Em outra frente, o projeto será aplicado nos postos fixos do Centro de Integração da Cidadania (CIC), aprimorando a “Câmara de Mediação” já existente no programa da Secretaria da Justiça.

Após assinatura do protocolo, serão abertas as inscrições para o 1º Módulo de Formação de Mediadores a ser realizado nos dias 30/11 e 01/12; 08 e 09/12; e 15 e 16/12. A primeira etapa do curso pretende capacitar 80 pessoas entre equipes técnicas de órgãos públicos, do programa “São Paulo em Paz” e de lideranças comunitárias. A capacitação será realizada na UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente).

Além da Secretaria da Justiça, assinam o documento representantes das secretarias estaduais da Segurança Pública e Educação, e das pastas municipais do Verde e Meio Ambiente, dos Negócios Jurídicos, de Participação e Parceria, de Assistência e Desenvolvimento Social e da Comissão Municipal dos Direitos Humanos.

Serviço:

Protocolo de Intenções para Promoção da Mediação como Forma Pacífica de Solução de Conflitos

Data: 29 de outubro (segunda-feira)

Horário: 14 horas

Local: Pátio do Colégio, 148 / 184 – Centro – São Paulo

Da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

 

(S.M.)