SP provome seminário pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Em partes do país, luzes azuis serão acesas pela conscientização e sensibilização para a inclusão

sex, 25/03/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência aderiu, no ano passado, à Campanha em prol das pessoas autistas, no dia 2 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, acendendo luzes azuis em seu prédio, localizado na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564, São Paulo, SP.

Neste ano, luzes azuis iluminarão o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, além da Ponte Estaiada, em São Paulo, e vários outros monumentos e prédios. É uma forma de chamar a atenção para o tema e mostrar a necessidade de promover conscientização da sociedade e sensibilização para a inclusão de todas as pessoas com deficiência, inclusive as autistas.

O Dia Mundial do Autismo

O Dia Mundial do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas, em 18 de Dezembro de 2007, para a conscientização acerca dessa questão. O primeiro evento foi realizado em 2 de abril de 2008 com participação do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, um dos maiores incentivadores para a proposta de criação do dia, pelos esforços de chamar a atenção sobre o autismo.

No evento de 2010, a ONU declarou que, segundo especialistas, acredita-se que a doença atinja cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem.

II Seminário Paulista de Autismo – “A realidade do Transtorno do Espectro do Autismo”

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo em parceira com o Movimento Pró Autista e apoio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência,  realizará no sábado de 26 de Março de 2011, o II Seminário Paulista de Autismo – “A realidade do Transtorno do Espectro do Autismo”, das 8h00 às 15h. O evento acontece no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na avenida Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra Funda – São Paulo.

O objetivo do seminário é despertar a sensibilização pela realidade do Transtorno do Espectro do Autismo, acerca de diagnóstico, assistência e formas de tratamento.

Sobre o autismo

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento. Uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de estabelecer relacionamentos e de responder apropriadamente ao ambiente. Algumas crianças  autistas apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam sério atraso no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes; outros, presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento. Os diversos modos de manifestação da doença também são designados de espectro autista, indicando uma gama de possibilidades dos sintomas do autismo.

Um dos mitos comuns é de que todas as pessoas com autismo vivem em seu mundo próprio, isolados, interagindo apenas com o ambiente que criam; isto não é verdade, segundo especialistas. Se, por exemplo, uma criança autista fica isolada em seu canto observando as outras crianças brincarem, não é porque ela está desinteressada dessas brincadeiras ou porque vive em seu mundo. Simplesmente ela tem dificuldade de iniciar, manter e terminar adequadamente uma conversa.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência