SP prorroga campanha de vacinação contra polio até sexta-feira

Crianças que ainda não foram imunizadas devem ser levadas a um posto de saúde

ter, 23/06/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde prorrogou a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite até a esta sexta-feira, 26.  Balanço da Secretaria aponta que no sábado, 20, dia da campanha, 2,6 milhões de crianças com menos de cinco anos foram vacinadas contra paralisia infantil.  A meta é vacinar 2,9 milhões de crianças nesta faixa etária.  

As crianças que ainda não foram imunizadas devem ser levadas a qualquer posto de saúde ou sala de vacinação. É importante levar a carteira de vacinação para que os profissionais de saúde identifiquem se há outras vacinas em atraso, mas o atendimento é possível mesmo sem a carteirinha. Além da vacina contra a poliomielite, as crianças também poderão receber as vacinas Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.

O Estado de São Paulo não registra há 21 anos casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante. O vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial. A segunda etapa ocorrerá em 22 de agosto.

“É muito importante que todas as crianças menores de cinco anos sejam levadas aos postos de saúde para receber uma dose da vacina Sabin, que é a garantia de proteção eficaz contra a poliomielite”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.