SP prorroga campanha de vacinação contra gripe

Secretaria também amplia distribuição de antiviral para os municípios

sex, 17/05/2013 - 16h46 | Do Portal do Governo

A campanha de vacinação contra a gripe no Estado foi prorrogada até 29 de maio. Apesar da extensão do prazo, “é muito importante que as pessoas não deixem para se vacinar na última hora, porque o poder de imunização da vacina só está completo quinze dias após a vacinação”, afirma a diretora de Imunização da Secretaria da Saúde, Helena Sato.

Foto: Cris Castello Branco

Um balanço feito pela Secretaria da Saúde revela que desde o início da campanha, 7,1 milhões pessoas já foram vacinadas em todo o Estado. “Vale esclarecer que a vacina não provoca, de maneira nenhuma, gripe em quem tomar a dose, pois é feita de pequenos fragmentos do vírus que são incapazes de causar qualquer infecção”, esclarece Helena.Além da prorrogação, a pasta distribuiu cerca de 2 milhões de doses do antiviral Oseltamivir (popularmente conhecido como Tamiflu) para os municípios paulistas. A ação faz parte do combate às síndromes virais graves, que se intensificam nessa época do ano, como a gripe influenza A (H1N1).

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A distribuição do medicamento, em versões adulta e infantil, é suficiente para prescrever 200 mil tratamentos. A recomendação é que a população procure o serviço de saúde mais próximo sempre que a síndrome viral caracterizar-se por um quadro de febre, tosse, dor de garganta e pelo menos um dos seguintes sintomas: dores nas articulações, dores musculares ou dor de cabeça.

Do Portal do Governo do Estado