SP promove teste gratuito de HIV antes da Parada LGBTT

Ação acontecerá na avenida Paulista entre os dias 31 de maio e 2 de junho

sex, 28/05/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, promovem a partir desta segunda-feira, 31, a campanha Fique Sabendo. O evento antecede a Parada LGBTT, programada para o primeiro domingo de junho. Qualquer pessoa pode participar.

Neste ano, a ação acontecerá no Center 3 da avenida Paulista. Os testes rápidos de HIV, com resultados em até 15 minutos, serão oferecidos gratuitamente a todos as pessoas que comparecerem ao local.

Confira os horários de atendimento:
Dias 31 de maio e 1º de junho – das 10 às 17 horas
Dia 2 de junho – das 10 às 14 horas

Vinte profissionais dos programas estadual e municipal de DST/Aids, entre eles enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de laboratório e administrativos, comporão a equipe de testagem. No ano passado a atividade foi realizada no Conjunto Nacional e contabilizou 800 testes.

O diagnóstico precoce do HIV é extremamente importante para garantir a qualidade de vida dos portadores do HIV/Aids. Dados da vigilância epidemiológica do Estado indicam que 50% dos óbitos decorrentes da Aids estão relacionados ao diagnóstico tardio da infecção. “Conhecer seu status sorológico é uma importante arma na luta contra a Aids”, observa a coordenadora do Programa Estadual DST/AIDS-SP, Maria Clara Gianna.

Os óbitos por Aids no Estado de São Paulo caíram entre os anos de 1995 e 2008, de 22 casos por 100 mil habitantes para 8. Apesar dos indicadores serem positivos, eles continuam num patamar muito alto, principalmente pelo fato destas mortes poderem ser evitadas por meio do diagnóstico precoce da infecção.

Durante as atividades que antecedem a Parada LGBTT, incluindo a testagem gratuita de 31 de maio a 2 de junho e uma feira cultural no Anhangabaú, em 3 de junho, a Coordenação Estadual de DST/Aids distribuirá 16 mil saches de gel lubrificante e 10 mil folderes sobre prevenção às DST/Aids e incentivo à testagem. Trinta técnicos do centro de referência estadual distribuirão insumos de prevenção durante a Parada.

A testagem é gratuita e disponível em toda a rede pública de saúde.

Informações sobre o local mais próximo de seu trabalho ou residência podem ser obtidas por meio do Disque DST/Aids: 0800-16-25-50.

Da Secretaria da Saúde