SP promove jogo de tênis entre cadeirantes e atletas internacionais

Inclusão de esportes na rede de reabilitação para pessoas com deficiência é um dos objetivos da Secretaria

sex, 22/05/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência promove hoje, 22, um jogo de tênis muito especial na Unidade Lapa da Rede de Habilitação Lucy Montoro, que acaba de receber novas instalações. O argentino, naturalizado brasileiro, Fernando Meligeni e o holandês Paul Haarhuis jogaram contra os tenistas brasileiros cadeirantes Sérgio Gatto (239º no ranking da International Tennis Federation – ITF) e Maurício Pomme (69º no ranking da ITF). Os outros pacientes da unidade Lapa também participaram num momento posterior.

O objetivo do jogo desta sexta-feira é demonstrar a possibilidade de interatividade entre praticantes da modalidade, com e sem deficiência.

Sérgio Gatto, que já foi vice-presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, enfatiza a importância da inclusão dos paradesportistas nas escolas e competições comuns de várias modalidades esportivas. “A inclusão de pessoas com deficiência nas escolas e nas competições esportivas é a melhor maneira de quebrar paradigmas e colocar tecnologias a serviço do bem-estar da pessoa com deficiência”.

A apresentação de tênis em cadeira de rodas pode evoluir para uma proposta de introdução de aulas de paradesporto na Unidade Lapa da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. “Sabemos dos benefícios para a recuperação dos pacientes e já estamos estudando a inclusão de aulas de tênis, basquete e outras modalidades esportivas”, confirma a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência