SP promove “Homenagem a Luiz Gonzaga” até domingo

Evento ocorre no Vale do Anhangabau e oferece shows, espetáculos de circo e teatro

seg, 13/07/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

Atualizado em 17 de julho às 18h45

Começou nesta sexta-feira, 17, e vai até domingo, 19, uma grande festa nordestina na cidade de São Paulo – uma homenagem ao compositor Luiz Gonzaga, conhecido também como o rei do baião. A festa acontece no Vale do Anhangabaú, no centro da capital, e conta com mais de 35 atrações culturais confirmadas.

O governador José Serra participou do evento neste sábado, dia 18, celebrando a cultura popular nordestina. “A idéia é que este evento em homenagem a comunidade do Nordeste aconteça todos os anos como a Virada Cultural”, afirmou o governador, que prestigiou o show de Dominguinhos cantando junto com o artista a música Baião Número 1, o primeiro baião composto por Luiz Gonzaga.

A programação conta com shows musicais, incluindo a participação de artistas renomados como Alceu Valença e Dominguinhos, além de intervenções de cultura popular, teatro, circo e dança. O evento começou por volta das 18h30 com a apresentação da cantora Elba Ramalho, que relembrou baiões e xotes de compositores nordestinos pós-Luiz Gonzaga. Para deixar a festa ainda mais completa, nove barracas, cada uma representando um Estado do Nordeste, oferecem comidas típicas e artesanato.

Segundo o secretário da Cultura, João Sayad, o evento busca valorizar e reforçar as tradições do Nordeste em São Paulo. “A festa para Luiz Gonzaga é uma homenagem de São Paulo à música brasileira”, destacou. A família do homenageado receberá ainda, em nome do compositor, a Ordem do Ipiranga, distinção estadual que premia pessoas, que de alguma forma, se sobressaiam em seus campos de atuação.

As atrações

Alem dos artistas citados, Oswaldinho do Acordeon, Antonio Nóbrega e Trio Virgulino também farão shows. O público ainda poderá se divertir com a dupla de repentistas Caju e Castanha, com a dupla Peneira e Sonhador e com os números circenses dos Irmãos Becker e do Circo Nosostros. 

Do Recife para São Paulo, os 40 integrantes do grupo Caracaxá apresentam o Maracatu de Baque Virado. Também de Pernambuco, Valdec de Garanhuns apresenta o tradicional Teatro de Mamulengo. Já o grupo Cinco Mulheres e um Homem irá interpretar músicas próprias e relembrar clássicos dos grandes ícones do forró, xote e baião. 

As novas bandas, como Seu Chico, Cordel do Fogo Encantado, Carlinhos Antunes e Quinteto Mundano, Nicolas Krassik e Cordestinos também têm espaço garantido na programação. Os clássicos do frevo, da música popular e de grandes compositores serão interpretados pela Orquestra Popular do Recife, sob a regência do maestro Ademir Araújo. 

Programação 

Depois da apresentação de Elba Ramalho, a Banda Jazz Sinfônica sobe ao palco, às 21h, com o Concerto Nordestino.

As atrações prosseguem com a apresentação do grupo Mais Maria do que Zé, às 23h. Na madrugada do sábado, 18, os pernambucanos do Cordel do Fogo Encantado sobem ao palco, à 0h30, seguidos pelo Trio Marrom, às 2h, com repertório formado de grandes sucessos do chamado forró “pé de serra”.

Sábado de manhã, a partir das 10h, o público confere o espetáculo cômico O Salto Mortal, da dupla de palhaços do Circo Nosotros. A Banda Seu Chico apresenta-se às 14h e a dupla de repentistas Caju e Castanha às 18h. À noite, às 19h é a vez de Dominguinhos e às 23 horas, Oswaldinho do Acordeon.  

A Orquestra Popular do Recife inicia a madrugada do domingo, à 0h, seguido da apresentação do DJ Bruno Pedrosa, à 1h, e do DJ Tudo, às 2h30. Às 10h, a orquestra de sanfonas do grupo Acordeônicos. 

À tarde, a Banda de Pífanos de Caruaru apresenta o show Forró Quentão 2009, às 13h. Antonio Nóbrega dá sequência às atrações quando sobe ao palco, às 14h. 

O Trio Virgulino, responsável pelo resgate do forró pé de serra, apresenta-se às 16h, antecedendo o show de encerramento com Alceu Valença, às 18h.

Confira a programação completa do Homenagem a Luiz Gonzaga no portal: www.cultura.sp.gov.br 

Serviço

Homenagem a Luiz Gonzaga
De até 19 de julho
Local: Vale do Anhangabaú – centro de São Paulo/SP
Horários:
Dia 17/7: das 18h às 3h
Dia 18/7: das 10h às 3h
Dia 19/7: das 10h às 19h

Da Secretaria da Cultura