SP prepara primeiro mapa de enfartados do Brasil

Objetivo do Instituto Dante Pazzanese é saber quais genes e proteínas são ativados no momento do ataque cardíaco

qui, 24/07/2008 - 10h44 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo está preparando um mapa genético, inédito no Brasil, de pacientes vítimas de infarto do miocárdio. O objetivo, que está sendo coordenado pelo hospital estadual Dante Pazzanese, da Secretaria de Estado da Saúde, é verificar os genes que são ativados e as proteínas que o organismo de cada indivíduo sintetiza no momento do ataque.

Dez pacientes do sexo masculino com mais de 50 anos que chegaram ao pronto-socorro do Dante com infarto em 2007 tiveram sangue coletado na mesma hora em que os médicos realizavam o atendimento de emergência. O material foi enviado à Universidade da Catalunha, juntamente com o sangue de 10 outras pessoas consideradas saudáveis, para comparação.

Uma tecnologia avançada chamada “Microarray” permite a geração de um painel eletrônico que mostra, em computador, os genes ativados em cor verde, os inativados em vermelho e os não testados em amarelo, gerando uma espécie de cartão com todas as informações genéticas do paciente que teve infarto. O resultado das análises laboratoriais será encaminhado à Universidade de Michigan para avaliação estatística comparativa.

“Essas informações são extremamente importantes porque vão além da análise anatômica do coração e artérias das vítimas de infarto. Isso contribuirá para que, no futuro, o tratamento desses pacientes seja totalmente individualizado, e as medicações sejam dadas conforme o perfil genético de cada pessoa”, afirma o cardiologista Marcelo Sampaio, responsável pelo laboratório de Biologia Molecular do Dante Pazzanese.

A conclusão do trabalho deverá ser divulgada pelo Dante no início do próximo ano. Cerca de R$ 300 mil estão sendo investidos pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) para a realização do estudo.

Secretaria da Saúde