SP prepara estudo inédito sobre emergências cardiovasculares

Pesquisa avaliará eventuais alterações cromossômicas para definir tratamento

ter, 09/06/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo está preparando o maior estudo genético de emergências cardiovasculares da América Latina. O mapeamento, inédito, será realizado no segundo semestre deste ano pelo Hospital Estadual Dante Pazzanese, referência nacional em cardiologia.

Cerca de 2 mil pacientes, de ambos os sexos, que derem entrada no pronto-socorro da unidade, serão monitorados durante uma semana. Serão registrados problemas diversos como crise hipertensiva, angina, derrame, parada cardiorespiratória, arritmia e insuficiência cardíaca, entre outros. 

No momento do atendimento, serão coletadas amostras de sangue dos pacientes, que serão processadas no ambulatório de biologia molecular do hospital. Além de verificar os genes que estão ativados durante a crise, será possível identificar eventuais mutações (alterações de cromossomos). Isso poderá definir o tratamento individualizado, com medicação específica segundo as características genéticas de cada pessoa.

O objetivo é testar cerca de 500 mutações genéticas em cada paciente com crise aguda e, a partir desses registros, personalizar o tratamento. As pessoas participantes do estudo serão acompanhadas no ambulatório de farmacogenética – que  a ser implantado no Dante Pazzanese. 

“Hoje é comum a prescrição de um mesmo medicamento para os pacientes com determinadas cardiopatias, mas uns respondem ao tratamento e outros, não. Isto pode estar ligado a alterações genéticas que pretendemos identificar nesse estudo”, afirma o cardiologista e responsável pela Divisão de Biologia Molecular do Dante Pazzanese, Marcelo Sampaio.