SP participa de ações para enfrentar violência letal contra adolescentes

Márcio França autorizou que Estado celebre protocolo de intenções para criar Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios

seg, 10/12/2018 - 12h30 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira (10), o governador Márcio França assinou, no Palácio dos Bandeirantes, a autorização para que a Secretaria de Estado da Casa Civil firme um protocolo de intenções com o Escritório de Representação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A iniciativa busca implantar o Comitê Paulista pela Prevenção de Homicídios na Adolescência.

“Fico contente com a assinatura. Todos sabemos da necessidade de termos políticas públicas voltadas para essa faixa etária, que é mais vulnerável a óbitos, em especial à morte violenta. O programa do alistamento civil de São Paulo é uma resposta do Estado”, ressalta o governador Márcio França.

“Este momento é de muita alegria para nós. O que nos traz aqui hoje é a vida, o maior bem que qualquer um de nós pode ter. Cada vida importa. Todos os dias, 31 crianças e adolescentes são assassinados no nosso País”, avalia a coordenadora do Unicef em São Paulo, Adriana Alvarenga.

Objetivo

Segundo o protocolo de intenções, objetivo do comitê é coordenar os esforços conjuntos do Poder Legislativo, de instituições governamentais e da sociedade civil para o enfrentamento da violência letal contra os adolescentes.

“No Brasil, temos um desafio grave, que é a redução da mortalidade entre jovens, sobretudo os mais pobres. Não podemos perder, no dia de hoje, as dimensões dos Direitos Humanos”, salienta o secretário-chefe da Casa Civil paulista, Aldo Rebelo.

“Fico muito feliz de ser participante deste momento tão importante, que é a criação do comitê. Sabemos da importância de atuarmos fortemente para diminuirmos cada vez mais os homicídios dos nossos jovens”, enfatiza o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado estadual Cauê Macris.

As ações ocorrerão por meio de produção e divulgação de informações, elaboração de recomendações para o aperfeiçoamento de políticas públicas, sistematização de boas práticas e o monitoramento permanente da situação.