SP orienta jovens gestantes sobre alimentação na gravidez

Segundo Ambulatório de Nutrição do Hospital Maternidade Interlagos, alimentação inadequada atinge 80% das adolescentes grávidas

qua, 27/05/2009 - 12h00 | Do Portal do Governo

Um levantamento realizado pela Secretaria da Saúde apontou que cerca de 80% das adolescentes grávidas se alimentam de maneira inadequada durante a gestação. A pesquisa, feita no Ambulatório de Nutrição do Hospital Maternidade Interlagos, revelou um dado ainda mais preocupante. Apenas 10% delas conseguem mudar os hábitos alimentares na gravidez.

Entre os problemas, o principal é a ingestão excessiva de alimentos altamente calóricos e com grande teor de sódio. Segundo a nutricionista do ambulatório, Marta Del Porto Pereira, esses problemas alimentares são prejudiciais tanto para a mãe quanto para o bebê. “Consumir comidas assim durante a gestação provoca alterações sérias nos níveis de glicemia da mãe, além de causar pressão alta. E para o bebê, o sofrimento é inevitável, interferindo até mesmo na sua formação e no ganho de peso”, alerta.

A pesquisa foi feita com 200 adolescentes gestantes, com até 17 anos, no primeiro trimestre deste ano. As jovens foram atendidas no ambulatório, que desenvolve um trabalho específico para este público sobre reeducação alimentar e outros temas da gestação.

Toda semana, são oferecidas palestras e dinâmicas de grupo para as gestantes se informarem em como ter uma melhor gravidez. Além disso, as futuras mães recebem no ambulatório orientações e consultas individuais com ginecologistas, nutricionais, dentistas, psicólogos e assistentes sociais.

O ambulatório de Nutrição do Hospital Maternidade Interlagos funciona todas às quintas-feiras e atende cerca de 150 adolescentes gestantes por mês.

Algumas dicas de alimentação saudável na gravidez

– Ingerir frutas, verduras, legumes e fontes de ferro e ácido fólico, como o feijão

– Beber bastante água

– Evitar alimentos gordurosos como frituras, embutidos, doces em excesso e grande quantidade de carboidratos

Da Secretaria da Saúde