SP oferecerá 40 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Pela primeira vez, alunos receberão bolsa auxílio, estipulada em R$ 210

qua, 22/07/2009 - 17h20 | Do Portal do Governo

Atualizada em 27 de julho às 14h35

Para reduzir o índice de desemprego, o Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ), vai oferecer 40 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. Os alunos vão receber bolsa auxílio de R$ 210. Esta é a primeira vez que esse benefício será concedido pelo programa. 

“O importante é dar apoio ao trabalhador desempregado. Durante o período em que não está recebendo seguro-desemprego, ele pode fazer um curso de qualificação com bolsa auxílio”, disse o secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos. “Ao final das aulas, a empregabilidade dele vai aumentar porque vai se tornar mais qualificado”, completa. 

Os cursos abrangem as áreas de vendas, administração, indústria, construção civil, telemarketing, limpeza, informática, segurança e atendimento ao cliente. Eles foram preparados de acordo com as demandas de cada município.

As inscrições podem ser feitas num Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) ou pelo site www.empregasaopaulo.sp.gov.br. Terão prioridade para conseguir uma vaga no curso trabalhadores de 30 a 59 anos, desempregados, sem seguro-desemprego, com família e ensino fundamental incompleto.

As aulas terão início em agosto. Além da bolsa auxílio, os alunos receberão lanche e material didático.

Da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho