SP oferece cursos gratuitos de contação de histórias

Unidade de Bibliotecas e Leitura e Oficinas Culturais oferecem 25 atividades para formação de contadores de histórias com 630 vagas

sáb, 20/08/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Cultura promove de agosto a dezembro os cursos de contadores de histórias nas Oficinas Culturais de São Paulo. São oferecidas 25 atividades, com um total de 630 vagas, nas unidades das Oficinas na Capital e do interior e litoral. A ação é uma parceria entre a Unidade de Bibliotecas e Leitura da Secretaria com as Oficinas Culturais.

Na Capital, as oficinas apresentam as técnicas de se contar histórias, explorando o aperfeiçoamento da expressão vocal, figurino, sonorização, uso de objetos na narração, além de apresentar temas propostos por teóricos da arte de narrar. Há cursos nas seis unidades das Oficinas na cidade de São Paulo, nos bairros de Itaquera, Brás, São Miguel Paulista, Vila Brasilândia, Bom Retiro e Barra Funda.

No restante do Estado, os cursos também ressaltam a importância da narração dos contos para a formação da criança, apresentando estudos e técnicas sobre a arte de contar histórias, literatura apropriada e formas de incentivo à leitura. As vagas são distribuídas nas Oficinas Culturais de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Iguape, Limeira, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas em cada unidade das Oficinas Culturais. Para saber mais sobre os endereços e detalhes de todas as atividades, os interessados podem acessar o site.

Oficinas de mediação de leitura

Paralelamente aos cursos de contação de histórias, a Secretaria de Estado da Cultura também realiza oficinas gratuitas de mediação de leitura em 11 municípios de São Paulo.

O Sistema Estadual de Bibliotecas, coordenado pela Secretaria, promove de 22 de agosto a 16 de setembro um ciclo de palestras e oficinas para capacitação de profissionais que atuam em bibliotecas públicas de todo o Estado. O objetivo da oficina é a formação de mediadores de leitura, com discussão e aplicação de técnicas de narração e outras atividades para aproximar o público do mundo dos livros e da literatura. Cada oficina tem 50 vagas. Acesse aqui a programação completa.

Da Secretaria da Cultura