SP nomeia diretora para a Escola de Formação de Professores

Economista vai implantar cursos voltados para prática do magistério com enfoque específico para cada região do Estado

ter, 16/06/2009 - 20h00 | Do Portal do Governo

A economista Vera Lúcia Cabral Costa foi escolhida pelo secretário da Educação Paulo Renato Souza para assumir a direção da Escola de Formação de Professores. A escola faz parte do Programa + Qualidade na Escola e vai complementar o conhecimento dos professores da rede estadual de ensino de modo semelhante aos cursos de especialização.

“Vera é uma profissional de grande valor para a Educação. Tenho certeza que ela fará um trabalho excepcional à frente da Escola de Formação”, diz Paulo Renato Souza.

Segundo a diretora da unidade, os professores serão capacitados para colocar em prática o exercício do magistério. “Os cursos vão trabalhar questões didáticas e temas específicos para que o educador desempenhe de forma adequada as suas funções em sala de aula”, afirma Vera Cabral.

O currículo adotado pela Secretaria nas 5.300 escolas estaduais será foco das aulas da Escola de Formação. Também serão abordadas questões sociais e culturais específicas de cada região do Estado.

Prevista para entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano, a escola deve oferecer inicialmente um curso de 360 horas de formação durante quatro meses. Durante esse período, serão desenvolvidas atividades em classe e rotinas escolares para os 10 mil professores que a rede estadual pretende contratar ainda em 2009.

A secretaria vai utilizar a estrutura da Rede do Saber e das 91 diretorias de ensino para aulas presenciais. “O currículo do curso também pretende contar com atividades práticas e estágios supervisionados, além de explorar diferentes formas de transmissão de conhecimento, usando, inclusive, as inovações tecnológicas em prol da melhoria da qualidade do ensino público oferecido aos 5 milhões de alunos da rede paulista de educação”, afirma a diretora.

Trajetória

Mestre em economia pela Universidade de São Paulo (USP), Vera Cabral foi diretora de Políticas Sociais da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e tem uma longa trajetória profissional voltada para projetos na área da educação.  Autora do livro Descentralização da Educação, a economista também atuou como consultora do Ministério da Educação e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).