SP muda cor da embalagem de remédios do Dose Certa

Secretaria da Saúde fez alteração para facilitar a identificação pelo consumidor

ter, 12/08/2008 - 16h10 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado de Saúde decidiu alterar as embalagens de medicamentos de uso contínuo produzidos pela Furp (Fundação para o Remédio Popular) e distribuídos gratuitamente à população aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) pelo programa Dose Certa no Estado de São Paulo. 

Cinco remédios para hipertensão e diabetes, que representam 50% da produção do laboratório oficial do governo paulista, terão embalagens com cores diferentes para facilitar a identificação e promover maior segurança aos pacientes. 

A partir deste mês, os blísteres passam a ter cores diferenciadas nos chapados dos alumínios e serão apresentados em branco para o Propanolol 40 mg, rosa para a Digoxina 0,25 mg, lilás para a Glibencamida 5 mg, verde para a Hidrocloritiazida 25 mg e alumínio natural para o Captopril.

No município de São Paulo, as 21 unidades das Farmácias Dose Certa, situadas em estações de metrô, trens e centros de saúde, inauguram a mudança. As novas embalagens estarão nesses locais no final de agosto. Nos demais municípios, os lotes deverão ser enviados após a segunda quinzena de setembro e à medida que os estoques de medicamentos sejam renovados.

Na prática, a diversificação nas cores das embalagens permitirá maior segurança na administração desses medicamentos, principalmente para aqueles que fazem uso diário de mais de uma droga, como é o caso dos idosos.

“É uma reformulação importante, que deverá facilitar a distinção entre uma substância e outra, a posologia indicada e os horários corretos da ingestão, o que também contribuirá para reduzir os riscos de efeitos adversos”, afirma o superintendente da Furp, Ricardo Oliva.

A Secretaria irá promover capacitação de farmacêuticos responsáveis pela dispensação dos medicamentos nos municípios paulistas, hospitais e unidades da Farmácia Dose Certa, sobre a mudança nas embalagens. Também haverá campanha educativa por meio de folhetos, treinamentos e comunicados destinados aos gestores municipais, profissionais da Saúde da Família, Conselhos de Saúde e demais profissionais.

Da Secretaria da Saúde