SP mostra seu turismo para o mundo, em Copacabana

São Paulo recebe 800 mil visitantes em seu estande durante os jogos Pan-americanos

seg, 06/08/2007 - 19h04 | Do Portal do Governo

Durante a realização do Pan 2007 turistas do Brasil e de várias partes do mundo conheceram São Paulo. O espaço de 1.300 metros quadrados montado na praia de Copacabana, RJ, na Praça das Medalhas, em três grandes tendas, entre os dias 13 e 29 de julho, foi representado como uma pequena mostra do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, para promover roteiros, destinos, artesanatos e manifestações culturais do Brasil.

O Estado de São Paulo mostrou seus atrativos turísticos para cerca de 800 mil visitantes que passaram pelo estande paulista, além, das manifestações culturais como Orquestra de Violeiros do município de Jaguariúna e o grupo de Jongo da cidade paulista de Piquete. “Os roteiros e destinos paulistas são sucesso, porque São Paulo oferece todas as vertentes do turismo para seus visitantes, desde Turismo de Aventura ao Religioso” informou o secretário de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, Claury Santos Alves da Silva, presente na abertura do evento.

Brotas, capital nacional do Turismo de Aventura, e atual campeã mundial de rafting, em Seul, na Coréia do Sul; Barretos que tem a maior festa do Peão de Boiadeiro do mundo, internacionalmente conhecida e que recebe milhares de pessoas; Ilhabela, no litoral norte paulista, é a maior ilha oceânica brasileira que fica separada do continente pelo canal de São Sebastião; o município de Jaguariúna famosa por sua Maria Fumaça, pois, o restauro das estações, equipamentos, carros e locomotivas a vapor, fazem com que pessoas de todo o Brasil e de várias partes do mundo visitem a cidade para conhecerem uma autêntica ferrovia do século XIX, entre outros destinos paulistas, foram apresentado para o mundo na Praça das Medalhas em Copacabana.

Foi visível o interesse, dos visitantes também, pelo Circuito das Águas Paulista – Águas de Lindóia, Amparo, Jaguariúna, Lindóia, Louvera, Morungaba, Valinhos e Vinhedo; pela Estrada de Ferro Campos do Jordão – famoso passeio ferroviário que liga a cidade de Pindamonhangaba a Campos do Jordão, além, da atraente metrópole São Paulo detentora de inúmeros atrativos que exibe com fartura o Turismo de Negócios, de Compras, Cultural, Religioso, Histórico e Gastronômico.

O artesanato paulista fez sua parte por intermédio da Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), com peças artísticas, em especial, as das figureiras de Taubaté, com os inesquecíveis personagens de Monteiro Lobato. Vale lembrar também, que o estande de São Paulo recebeu os atletas vencedores que exibiram suas medalhas no Estado de origem.

Essa é a diversidade que o Estado de São Paulo agrega: destinos, roteiros, manifestações culturais, artesanatos e paulistas que se destacam como talentosos atletas.       

Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Turismo