SP monta Estação Saúde no Festival de Inverno de Campos do Jordão

Secretaria de Estado da Saúde vai oferecer vacina contra febre amarela, testes pulmonares e orientações sobre o combate ao Aedes aegypti

qui, 20/06/2019 - 10h23 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde organizou, em Parceria com a Prefeitura de Campos do Jordão, uma programação especial para estimular atitudes de prevenção e promoção de hábitos saudáveis, durante o Festival de Inverno de Campos do Jordão. Denominada “Estação Saúde”, a iniciativa ocorre na cidade turística localizada na região do Vale do Paraíba, até o mês de julho, e conta com o apoio da Fundação e Instituto Butantan.

As ações serão iniciadas durante o feriado de Corpus Christi (de 20 a 23 de junho), antes mesmo do início do Festival. O cronograma abrange ainda o último final de semana de junho (dias 29 e 39), e seguem durante todos os finais de semana de julho.

A “Estação Saúde” estará instalada na Praça Pinho Bravo, onde os visitantes poderão receber doses da vacina contra a febre amarela, aferição de pressão arterial, controle de glicemia, teste de monoximetro e de controle ao tabagismo, além de informações de combate ao Aedes aegypti e prevenção de doenças como a dengue, zika e chikungunya, entre outras orientações.

“As ações no Festival de Campos têm como objetivo aproveitar a oportunidade de atingir um grande número de pessoas, levando serviços preventivos e estimulando a conscientização sobre a importância da prevenção e controle de doenças com o apoio de toda a sociedade”, explica o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann Ferreira.

Vacinação

Entre 9h e 17h, as equipes do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) estarão posicionadas para aplicar a vacinação contra febre amarela nas pessoas ainda não imunizadas, no feriado prolongado de Corpus Christi, no último final de semana de junho e em todos de julho. Para se vacinar, é importante levar a carteira de vacinação e um documento de identificação com foto.

Em especial, no dia 29 de junho também haverá vacinação contra a gripe, com a disponibilidade de 3 mil doses da vacina contra o vírus Influenza para aplicação em pessoas não imunizadas durante a campanha de 2019.

“Estar com a carteira de vacinação em dia é extremamente importante. Convidamos os visitantes do Festival a aproveitarem a oportunidade de se vacinar e, assim, manterem a proteção contra essas doenças”, afirma a diretora de Imunização, Helena Sato.

Combate ao tabaco

Durante todo o evento, o Centro de Vigilância Sanitária (CVS) estadual vai intensificar as ações de fiscalização da Lei Antifumo e na Lei Antiálcool para menores nos estabelecimentos.

Além disso, na “Estação Saúde”, o público poderá realizar, gratuitamente, testes para medição do nível de consumo tabaco, um “bafômetro” do cigarro, como é popularmente chamado o exame de monoximetria. Os testes serão realizados entre as 10h e 16h e têm como função avaliar o grau de dependência dos fumantes e o nível de monóxido de carbono nos pulmões.

A diretora do CVS, Maria Cristina Megid, ressalta que a fiscalização Antifumo e Antiálcool tem papel fundamental de prevenção e promoção da saúde.  “As fiscalizações são essenciais para garantir os ambientes livres de tabaco e o combate do tabagismo passivo, bem como para coibir e combater o acesso de menores de 18 anos a bebidas alcóolicas, o que pode contribuir negativamente para o desenvolvimento da dependência química”, explica.

Conscientização contra o Aedes

Os visitantes também poderão ver, com lupas, as fases de evolução do Aedes (ovos, larvas, pupas e adultos), numa exposição montada e apresentada pela Sucen (Superintendência Controle de Endemias), que também distribuirá panfletos com orientações sobre prevenção.

A ação faz parte da estratégia da pasta de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

“O Aedes aegypti demanda uma vigilância constante e, por isso, contamos com o apoio da população para a eliminação dos criadouros do mosquito, de forma a evitar que as pessoas sejam infectadas pelo vírus da dengue, zika e chikungunya, transmitidos pelo Aedes. Cerca de 80% dos criadouros estão em residências, portanto a conscientização é fundamental para a prevenção”, finaliza o Secretário.