SP melhora educação básica e supera metas do Ideb

Estado fica bem acima da média brasileira em todos os três ciclos de ensino

qua, 11/06/2008 - 15h29 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo melhorou significativamente a educação básica. É o que aponta o governo federal com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além de crescer nos índices, o Estado com a maior rede de escolas do Brasil superou todas as metas estabelecidas, em todos os ciclos de ensino: 1ª a 4ª série, 5ª a 8ª série e Ensino Médio.

De acordo com o apresentado pelo Ministério da Educação, São Paulo passou de 4,7 em 2005 para 4,9 em 2007 nas séries iniciais (1ª a 4ª série), superando a meta de 4,8. De 5ªa 8ª passou de 4,2 para 4,3_ a meta era 4,2. No Ensino Médio o Estado passou de 3,6 para 3,8_ a meta era 3,6.

Os resultados de São Paulo mostram que o Estado ficou bem acima das médias brasileiras_ 4,2 para 1ª a 4ª série (São Paulo ficou com 4,9); 3,8 para 5ª a 8ª (SP teve 4,3) e 3,5 para Ensino Médio (SP teve 3,8).

“É um resultado muito importante. Mostra que São Paulo está no caminho certo, com projetos que já indicam uma melhora. É um trabalho importante, de melhoria da qualidade da Educação paulista. As metas estabelecidas foram superadas, mas queremos mais”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

O Ideb é o índice federal sobre a educação básica no Brasil. O Ministério da Educação deve divulgar dados complementares sobre os resultados dos Estados, com os índices de cada.

Da Secretaria da Educação