SP lidera exportações agrícolas no primeiro quadrimestre

Desempenho do agronegócio estadual, cujo saldo se manteve positivo, foi decisivo para o comércio exterior paulista

qui, 17/05/2012 - 19h45 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo foi líder nacional nas exportações do agronegócio entre janeiro e abril de 2012, com um volume de 5,28 bilhões de dólares, mesmo diante da queda de 12% em relação ao mesmo período de 2011. A análise é do Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Já as importações tiveram acréscimo de 1,6%, chegando a 3,22 bilhões de dólares. O saldo comercial do setor foi de 2,06 bilhões de dólares – um recuo de 27,2%, considerando o ano anterior.

O desempenho do agronegócio estadual, cujo saldo se manteve positivo, foi decisivo para que o déficit do comércio exterior paulista não fosse pior do que o registrado, de 11,64 bilhões de dólares, segundo os pesquisadores José Roberto Vicente e José Sidnei Gonçalves, da IEA-APTA.

A participação das exportações do agronegócio paulista no total do Estado recuou 4,2 pontos percentuais. Já a queda relativa das importações atingiu 0,4 ponto percentual, na comparação do primeiro quadrimestre deste ano com o mesmo período do ano passado. A íntegra da análise está disponível em www.iea.sp.gov.br

Do Portal do Governo do Estado