SP libera R$ 28,6 milhões para saneamento em 5 regiões

Programa Água Limpa leva saúde a 13 municípios

sex, 11/04/2008 - 15h47 | Do Portal do Governo

Em visita ao município de Bálsamo, noroeste do Estado, nesta sexta-feira, 11, o governador José Serra autorizou o repasse de R$ 28,6 milhões para obras de saneamento básico nas regiões de Araçatuba, Bauru, Região Central, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. O montante integra o orçamento do Água Limpa, programa criado pelo governo estadual com o propósito de elevar os indicadores de saúde pública, a partir de obras de melhorias nos sistemas de afluentes urbanos nas cidades não atendidas pela Sabesp e que tenham população inferior a 30 mil habitantes.

“Bálsamo fica com o futuro assegurado em matéria de saneamento porque tem uma população de sete mil habitantes e ganha uma estação para atender até 30 mil habitantes. Vamos dar um novo impulso no Água Limpa e levar esse exemplo a outras cidades”, observou Serra.

Os recursos do Água Limpa são disponibilizados  por meio da Secretaria da Saúde, as obras são orientadas pelos técnicos do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica) e cabe ao município ceder a área para a construção das lagoas, ETE (Estações de Tratamento de Esgoto) e providenciar as licenças ambientais necessárias.  

Em todo Estado, foram assinados 15 convênios do Água Limpa, com 13 municípios. São eles: Clementina, Santo Antônio do Aracanguá, Pirajuí, Reginópolis, Dois Córregos, Itapuí, Cafelândia, Descalvado, Ribeirão Bonito, Pontal, Ariranha, Missolândia e Tanabi.

Com o projeto, o Governo de São Paulo tem melhorado os índices de saúde socioambientais como o ISA (Índice de Sustentabilidade Ambiental), IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social) e o Índice de Qualidade dos Recursos Hídricos nos municípios beneficiados. Isso porque, o saneamento básico tem impacto direto na redução da mortalidade infantil e na disseminação de doenças transmitidas pela água. Outra constatação é que o investimento nessa área elimina a fonte poluidora e eleva a qualidade das águas dos mananciais, o que garante para a saúde da população.

Mariana Garbin e Cleber Mata