SP leva Serra do Mar para 7º Bienal Internacional de Arquitetura

CDHU está construindo dois grandes empreendimentos para abrigar as primeiras três mil famílias que serão removidas da Serra

sex, 09/11/2007 - 18h36 | Do Portal do Governo

Os projetos dos bairros planejados para onde serão transferidas as famílias que hoje vivem nas encostas da Serra Mar e nos mangues de Cubatão vão ser expostos na 7ª Bienal Internacional de Arquitetura em São Paulo, que acontece de 10 de novembro a 16 de dezembro, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O secretário Estadual da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, participa da abertura da Bienal no sábado, 10 de novembro, às 18 horas.

Em uma área de 230 m², o Governo do Estado vai apresentar, de forma interativa, as propostas arquitetônicas e urbanísticas desenvolvidas para solucionar os problemas das ocupações irregulares em áreas de risco e de preservação ambiental. O Projeto de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar será exibido em um estande com três salas, nas quais haverá animações em terceira dimensão apresentando a situação atual dos locais de intervenção e os futuros conjuntos residenciais do Jardim Casqueiro e do Bolsão 9.

Em tamanho natural, fotos das ocupações na serra ilustram as paredes do estande. A primeira sala mostra a situação atual dos bairros-cota, nomeados cotas 95 a 500, de acordo com a altura em relação ao nível do mar. O visitante pode escolher a cota que deseja conhecer e aciona um painel que exibe fotografias e dados estatísticos sobre o bairro.

A segunda sala apresenta as soluções já desenvolvidas pelo Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. São os projetos do Jardim Casqueiro e Bolsão 9, que serão implantados em Cubatão. Mais do que conjuntos habitacionais, trata-se de bairros projetados com toda infra-estrutura. O projeto inovador do Bolsão 9 prevê a construção de 1.228 imóveis. No Jardim Casqueiro, está prevista a construção de 1.800 moradias, totalizando 3.028 unidades destinadas à remoção de famílias que vivem em áreas de risco de deslizamento nos bairros-cota e no núcleos Água Fria e Pilões, áreas de mangue sujeitas a enchentes.

Com um novo modelo de arborização e paisagismo, as mini-cidades terão serviços públicos, praças, parques, escola, posto de saúde, creche, igrejas e pontos para comércio. Algumas moradias são projetadas para uso misto, ou seja, são imóveis destinados a uso residencial e comercial. No Bolsão 9, será implantado um grande parque com equipamentos sociais e de lazer, como quadras poliesportivas, arena para eventos culturais, parque infantil, pista de skate e ciclovia.

Na terceira sala, será exibido o novo padrão de construção da CDHU, já incorporado pelo programa da Serra do Mar, que inclui plantas com três dormitórios, aquecedor solar, medidores de água individualizados, revestimento interno e externo, piso e azulejos, laje e estrutura de concreto, é apresentado.

O Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, uma das prioridades do Governo do Estado, é desenvolvido pelas secretarias da Habitação, Meio Ambiente, Segurança Pública, Casa Civil, Energia e Saneamento, Desenvolvimento, Justiça, Economia e Planejamento, Procuradoria Geral do Estado, Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cubatão. O governo prevê transferir famílias de áreas de risco e de proteção ambiental para moradias seguras e adequadas

Evento: Abertura da 7º Bienal Internacional de Arquitetura

Local: Fundação Bienal de São Paulo

Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 3 do Parque Ibirapuera

Data: sábado, 10 de novembro de 2007

Horário: 18 horas

Da Secretaria Estadual da Habitação

(S.M.)