SP leva 1,9 milhão de pessoas ao cinema

Público de 100 cidades do interior e litoral paulista foi ao cinema de graça

qui, 15/01/2009 - 9h22 | Do Portal do Governo

O programa Vá ao Cinema, da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) levou 1,9 milhão de espectadores para assistir gratuitamente filmes brasileiros em 100 cidades do interior e litoral paulista. Em um ano em que o saldo do cinema nacional não foi dos melhores, pois de acordo com a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e o Sindicato dos Distribuidores Cinematográficos, menos de 10% do público que foi às salas de cinema do País escolheu um filme nacional. O Vá ao Cinema distribuiu 2,5 milhões de vale-ingressos com índice de aproveitamento de 76%.

Em 2007, nasceu o programa com a proposta de distribuir vale-ingressos aos alunos da rede pública estadual. Os bilhetes são destinados a sessões de filmes brasileiros, o que caracteriza o pioneirismo desse projeto formador de público e difusor do cinema nacional.  “A iniciativa estimula o hábito de ir ao cinema como experiência artística e de lazer, pois os alunos frequentam as mesmas sessões do público pagante de cinema, e não sessões fechadas de cunho pedagógico. Além disso, o fornecimento de ingressos gratuitos é um incentivo para a ocupação das salas, sobretudo para os jovens de baixa renda, cujo acesso ao cinema é economicamente restrito”, analisa André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento da Secretaria de Estado da Cultura.  

Acesso imediato – O programa difunde o cinema brasileiro atuando em duas frentes: na formação de público, levando pessoas que estão afastadas por não terem condições financeiras ou porque não têm o hábito de frequentar as salas; e no apoio a exibidores que lutam com dificuldade para manter seus estabelecimentos em funcionamento em todo o Estado de São Paulo, diz André Sturm.

A distribuição dos vale-ingressos foi realizada por produtores das próprias cidades, que visitaram as escolas e conversaram com os alunos sobre o funcionamento do Vá ao Cinema e o conteúdo dos filmes. A escolha dos títulos ficou a critério dos exibidores participantes, que receberam R$ 3 por cada vale trocado na bilheteria.

O Vá ao Cinema permitiu, ainda, o acesso imediato a produções lançadas simultaneamente nas metrópoles brasileiras,  possibilitando que o público de cidades do interior e do litoral paulista acompanhasse na tela grande a cinematografia brasileira contemporânea. Este ano, foram exibidos 40 títulos, entre os quais O ano em que meus pais saíram de férias, aclamado filme de Cao Hamburguer, e Chega de saudade, premiado longa da cineasta Laís Bodansky.

Formação e estímulo 

O Vá ao Cinema, da Secretaria Estadual da Cultura, surgiu como um programa de formação e estímulo direcionado ao cinema nacional, realizado em parceria com a Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). Possibilitou que alunos da rede pública de ensino pudessem assistir, em 2007, filmes brasileiros em 30 municípios do Estado de São Paulo, utilizando vale-ingressos. A ação também é uma forma de apoiar os pequenos cinemas do interior, que se ressentem da falta de público, e ampliar o número de salas de exibição para os filmes nacionais. Em 2008, o Vá ao Cinema chegou a 100 municípios, incluindo a capital, com a distribuição de 2,5 milhões de vale-ingressos.  

1ª fase

Participaram da primeira fase do programa Vá ao Cinema estudantes das cidades de Araras, Jacareí, Jundiaí, Indaiatuba, Taubaté, Santa Bárbara do Oeste, São José dos Campos, Santos, Praia Grande, Barueri, Amparo, Araraquara, Jaú, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Atibaia, Espírito Santo do Pinhal, Franca, Itapetininga, Itapira, Jaguariúna, Mogi das Cruzes, Pederneiras, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Vicente, Serra Negra e Suzano.

Da Secretaria da Cultura com Agência Imprensa Oficial