SP lança unidade móvel para atender pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência serão atendidas pela unidade móvel no evento no dia 19

qui, 15/01/2009 - 18h04 | Do Portal do Governo

A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência dá início na segunda-feira, 19, ao atendimento da Unidade Móvel de Reabilitação Rede Lucy Montoro. Inédita no país, a unidade móvel vai percorrer municípios do interior para fazer avaliações médicas e fornecer órteses, próteses, cadeiras de rodas, bengalas, muletas, andadores, cadeiras de banho, palmilhas, entre outros.

A apresentação da unidade móvel acontece às 15 horas, na sede da Secretaria (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, – Portão 10). O evento contará com a presença do secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e da secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, além de grupos e lideranças das pessoas com deficiência. Na oportunidade, pacientes já serão atendidas na unidade, demonstrando na prática a flexibilidade da unidade e os serviços a serem oferecidos.

Após a apresentação da unidade na capital, a unidade móvel viajará para Taubaté, onde iniciará o atendimento a pessoas com deficiência previamente cadastradas por hospitais públicos da região. Guarantiguetá e Jacareí recebem a visita da unidade móvel na sequência. A expectativa é de que sejam atendidas 292 pessoas nas três regiões e distribuídas cerca de 300 órteses, próteses, cadeiras de rodas, etc.

A unidade Móvel e a Rede Lucy Montoro

A Unidade Móvel é um caminhão de 15m de comprimento x 2,60m de largura e 20 toneladas. Possui um consultório médico, sala de espera e oficina ortopédica com salas de prova, de máquinas e de gesso. Dois médicos fisiatras, dois técnicos de órtese e prótese, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional e um enfermeiro farão o atendimento.

A Unidade Móvel de Reabilitação integra a Rede de Reabilitação Instituto Lucy Montoro. A rede, que merecerá investimentos de R$ 52 milhões, será composta por, no mínimo, seis unidades fixas em diversas regiões do estado. As unidades devem estar em funcionamento no prazo aproximado de dois anos. A proposta é oferecer condições à pessoa com deficiência de ser efetivamente inserida na sociedade, a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades. As unidades empregarão uma equipe completa de profissionais, composta de médicos fisiatras, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas especializados em Reabilitação.

Serviço

Início do Atendimento da Unidade Móvel de Reabilitação Lucy Montoro
Data: 19 de janeiro, 15h
Local: Sede da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência
End.: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, Memorial da América Latina – Portão 10

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência