SP lança sistema informatizado que unifica prontuário de pacientes

Iniciativa permitirá que histórico de atendimentos esteja disponível e seja acessado em qualquer unidade de saúde

seg, 19/08/2013 - 14h23 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira, 19, um sistema que permite o acesso imediato ao histórico de atendimentos dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS) paulista, de qualquer unidade estadual de saúde. O prontuário eletrônico unificado é inédito em todo o país.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

Com o sistema, será padronizado o armazenamento de todos os registros de saúde do paciente, que são coletados em hospitais, ambulatórios, laboratórios ou farmácias. Os dados serão compartilhados para que a unidade de saúde tenha conhecimento de seu histórico clínico do paciente.

“Isto [o sistema] traz economicidade, traz eficiência e melhor atendimento de saúde”, disse o governador Geraldo Alckmin no lançamento do sistema, que recebeu R$ 56 milhões de investimento e faz parte do programa “S4SP” (Saúde para São Paulo).

O sistema prevê a informatização das unidades estaduais de saúde e sua integração com as redes municipais, começando pela capital. “O paciente vai ter acesso a todas as informações. Vai ter conhecimento, acompanhar via internet os exames, laboratórios, diagnósticos e todo o seu prontuário”, disse Alckmin.

O acesso de médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde ao resumo do prontuário do paciente permitirá, ainda, melhor acompanhamento das interações medicamentosas e da alimentação dos pacientes em caso de internação.

Do Portal do Governo do Estado