SP lança serviço inédito para emitir Atestado de Capacidade Técnica digital

Plataforma eletrônica elimina transtorno e garante processo mais transparente

seg, 16/11/2015 - 17h39 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo acaba de lançar o Atestado Seguro, um sistema on-line que desburocratiza o processo. A facilidade é oferecida pela Dersa a partir de uma plataforma web, na produção eletrônica de Atestados de Capacidade Técnica (ACT) que começa a operar nesta segunda-feira (16).

“Assim como o Poupatempo que é reconhecido pela população como sendo um serviço público rápido, eficiente, transparente e que desburocratiza, também estamos aplicando o mesmo modelo para a engenharia com esse passo inédito”, disse o governador Geraldo Alckmin.

O Atestado de Capacidade Técnica pode ser solicitado através do portal ViaDigital. Este documento é utilizado por empresas e profissionais para comprovar a realização prévia de serviços específicos no campo da engenharia e também na arquitetura. O ACT pode ser solicitado após a conclusão de um ou vários serviços técnicos e deve descrever com clareza as atividades desenvolvidas pelo prestador daquele(s) serviço(s) ao longo do contrato.

Nas licitações de obras e serviços de engenharia os órgãos públicos exigem que os competidores comprovem o domínio das expertises técnicas relevantes por meio da apresentação de ACTs. Para ser considerado válido, cada ACT precisa estar previamente acervado nos conselhos regionais que regulamentam e fiscalizam o exercício das atividades de engenharia ou arquitetura.

“É uma vacina contra a fraude e é segurança para a sociedade, por que obras importantes demandam empresas com qualidade para poder executá-las, também por outro lado desburocratiza com transparência absoluta nos processos”, disse Alckmin.

Com o Atestado Seguro, a DERSA abandona a emissão de ACTs em papel, substituindo-os por arquivos eletrônicos no formato PDF, digitalmente assinados e com conteúdo aberto. O novo formato elimina a necessidade de reconhecimentos de firma e cópias autenticadas, além de ser imune a falsificações de conteúdo. Além da segurança e confiabilidade, a solução inédita eliminará deslocamentos e a circulação física de documentos, trazendo mais comodidade aos requisitantes e reduzindo o tempo de emissão dos ACTs.

Solicitação do ACT
As solicitações serão feitas diretamente pelos interessados no ViaDigital. O sistema cuidará automaticamente da emissão do boleto para pagamento da taxa de serviço, do upload e da checagem das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) no banco de dados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP).

Quando todo o processo de emissão do ACT estiver finalizado, o requisitante será avisado por e-mail que o documento já se encontra disponível para download. A mensagem também trará um link de direcionamento ao sistema CREANet, facilitando a etapa de acervação do ACT no CREA-SP.

O sistema começa sua fase de operação pela emissão dos ACTs da Companhia e deverá ser brevemente disponibilizado para outros conselhos de classe e órgãos da Secretaria de Logística e Transportes e do Estado de São Paulo, modernizando definitivamente a emissão e o uso dos Atestados de Capacidade Técnica.

Do Portal do Governo do Estado