SP lança segunda etapa da vacinação contra aftosa

Evento acontece na segunda-feira, 29, em Presidente Venceslau, e marca os 40 anos das campanhas estaduais de combate à doença

qui, 25/10/2007 - 17h42 | Do Portal do Governo

Será lançada oficialmente na segunda-feira, 29, a partir das 10 horas, a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, em Presidente Venceslau, região oeste do Estado. O evento marca os 40 anos das campanhas estaduais de combate à doença, iniciadas neste mesmo município.

Durante a cerimônia, o secretário de agricultura e abastecimento, João Sampaio, enfatiza a necessidade de se realizar a vacinação entre 1º e 30 de novembro, dos 11 anos sem registro da doença no estado e sobre os planos dentro do Programa São Paulo Risco Sanitário Zero, como um novo modelo para sanidade nos processos de produção.

Simultaneamente à campanha da aftosa, acontece também a da raiva dos herbívoros obrigatória aos criadores de bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos e eqüídeos de três regiões: Guaratinguetá, Mogi das Cruzes e Pindamonhangaba, ainda com registros da doença e concentrações de morcegos hematófagos, transmissores da raiva.

A 1ª etapa da vacinação ocorreu em maio deste ano, quando o índice de cobertura para aftosa ficou em 99,54% de um rebanho total de 12 milhões de cabeças. Para áreas de imunização obrigatória para a raiva, a cobertura foi de 98,22% num total de 750 mil animais.

O estado de São Paulo ainda sofre os embargos à carne bovina de seus principais compradores: União Européia e Chile e totaliza mais de US$ 1 bilhão que deixaram de ser exportados. Desde outubro de 2005, com o aparecimento da aftosa no Mato Grosso do Sul e Paraná, as vendas externas de carne bovina sofrem embargos.

Depois do dia 30 de novembro, o pecuarista tem até 7 de dezembro para comprovar a vacinação a uma unidade da defesa agropecuária com a nota fiscal da vacina, a relação dos animais vacinados, RG e CPF do proprietário, assim como o CNPJ da propriedade e o nome das propriedades vizinhas como referência para atualização do cadastro.

Serviço:

Lançamento da campanha de vacinação contra aftosa e raiva dos herbívoros

Dia: 29 de outubro de 2007

Horário: 10 horas

Local: Recinto de Exposições Alfredo Ellis Neto

Rodovia Raposo Tavares, km 623

Presidente Venceslau/SP

Da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento

(I.P.)