SP lança São Paulo Solidário Além da Renda

Iniciativa visa garantir a superação da extrema pobreza de forma definitiva no Estado

sáb, 06/04/2013 - 16h36 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin lançou sábado, 6, o São Paulo Solidário Além da Renda. A iniciativa visa garantir a superação da extrema pobreza de forma definitiva no Estado.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

“No Além da Renda, os 100 municípios com menor IDH [Índice de Desenvolvimento Humano] vão ter uma ação do Governo no sentido de atender as famílias. São R$ 25 milhões que serão repassados às prefeituras para que elas possam investir seja em equipamentos, serviços para a população ou até qualificação, moradia, saneamento básico, educação de jovens e adultos, Banco do Povo e microcrédito”, afirmou o governador durante o lançamento.

Em 2012 o programa São Paulo Solidário foi implantado efetivamente nos 100 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano. Duzentos mil domicílios foram visitados e responderam ao questionário para avaliar as condições de saúde, educação e padrão de vida, segundo o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM). Com isso foi possível saber quem são, onde moram e qual grau de privações sociais vivem as famílias, considerando que pobreza não pode ser medida apenas pela renda.

Sobre o programa

O programa está estruturado em três eixos: a localização feita pelo Busca Ativa; a organização dos dados resultando no diagnóstico chamado Retrato Social; e a responsabilização efetiva de cada uma delas na superação de suas privações socioeconômicas, com a assinatura da Agenda da Família Paulista. Este ano serão as 480 cidades do interior do Estado, que estão em fase de capacitação dos visitadores sociais para realização da Busca Ativa. A totalização dos 645 municípios paulistas será em 2014 com a inclusão das 65 cidades das regiões metropolitanas.

Do Portal do Governo do Estado