SP lança programa habitacional com entidades de trabalhadores

Meta é produzir até 2012, cinco mil moradias para associados; famílias que recebem até 5 salários mínimos têm prioridade

qua, 10/03/2010 - 16h20 | Do Portal do Governo

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) lançou nesta quarta-feira, 10, um programa de produção de moradias voltado exclusivamente a empregados associados a entidades de trabalhadores. O programa Parceria com Entidades Representativas dos Trabalhadores prevê a construção de cinco mil unidades habitacionais até 2012 com prioridade de atendimento para famílias com rendimento mensal de até cinco salários mínimos.

O programa irá beneficiar famílias com renda familiar entre um e dez salários mínimos, indicadas pelas entidades previamente cadastradas na CDHU. Famílias de menor renda terão prioridade no atendimento.

Um dos diferenciais do programa é a possibilidade das entidades sindicais e associações agilizarem o atendimento com medidas como a doação de terrenos para a construção das unidades e realização de obras de infraestrutura ou melhorias nos conjuntos. O cumprimento de alguns critérios como percentual de associados com baixa renda, tempo de existência, experiência em atividades comunitárias e de promoção habitacional também poderão priorizar o atendimento das entidades.

As unidades habitacionais seguirão o novo padrão de construção da CDHU, com melhorias como o terceiro dormitório, aquecedor solar, pisos e azulejos, entre outros. A meta do programa é construir cinco mil moradias em todo o Estado até 2012, sendo mil unidades em 2010, duas mil em 2011 e mais duas mil unidades em 2012.

Cada órgão envolvido na parceria desempenhará funções distintas. A CDHU será responsável pela elaboração do projeto, contratação da construtora e comercialização das unidades, entre outras atribuições. Às entidades, caberá a indicação das famílias beneficiárias, apoio no trabalho técnico social como qualificação educacional e gestão condominial, e o aporte de contrapartidas, quando houver, entre outras. As centrais representativas dos trabalhadores acompanharão todas as etapas do programa e o divulgará junto às entidades.

Da Secretaria da Habitação e da CDHU